<
logo RCN
Reciclagem de eletrônicos

Projeto de vereadora-mirim é colocado em prática

As pessoas que quiserem descartar lixo eletrônico, em Lages, podem procurar as escolas municipais de Educação Básica Osni de Medeiros Régis, no Bairro Tributo; Mutirão, no Bairro Habitação; Nossa Senhora dos Prazeres (CAIC do Santa Catarina) e Aline Giovana Schmidt (CAIC Irmã Dulce, no Guarujá). Essa ação é resultado de um projeto, em 2019, da vereadora-mirim, Nathalia da Rosa Pessoa. Ele foi aprovado e iniciado em 2020, mas parou em função da pandemia.

Agora, a Prefeitura de Lages, por meio da Semasa e Secretaria de Educação, implantaram o projeto em quatro escolas e a possibilidade é ampliá-lo para outras. Os coletores foram doados pela empresa Serrana Engenharia. "Tive a ideia juntamente com a equipe do vereador Gerson. Percebemos a necessidade da população em ter fácil acesso à coleta do resíduo eletrônico e poder ter consciência sobre isto," recorda Nathalia, que na época tinha quase 11 anos de idade.

Ela avalia que a coleta e reciclagem do lixo comum está encaminhada, mas algo precisava ser feito em relação aos eletrônicos. De forma geral, as pessoas não sabem como proceder o descarte correto de computadores, teclados, monitores, celulares e outros aparelhos.

Nathalia diz que teve um apoio muito grande de sua mãe para desenvolver o projeto e que apesar do resultado positivo não pretende seguir carreira política. Sua meta, assim que tiver idade, é cursar medicina.


Prêmio para quem coletar mais

O diretor de Resíduos Sólidos, da Semasa, Milton Matias (Miltinho), disse que o projeto prevê também a distribuição de panfletos explicativos sobre a importância da correta destinação de todo o tipo de descarte eletrônico, como por exemplo baterias, calculadoras, carregadores, pilhas, monitores, televisores, celulares (equipamentos de informática em geral) etc.

A Semasa fechou contrato de serviços com a empresa ECO Centro Sul, a qual se responsabiliza em dar a destinação correta para todo o material coletado nas escolas. "A retirada do lixo eletrônico dos coletores instalados nessas quatro primeiras escolas será feita por esta empresa de acordo com a demanda, ou seja, as próprias diretorias escolares acionarão a ECO Centro Sul no momento certo para se fazer o carregamento do lixo coletado", fala Militinho. "A ideia é, no final do ano, a escola que tenha feito a maior coleta do lixo eletrônico seja premiada como incentivo pelo engajamento neste importante projeto", destaca o diretor de Resíduos Sólidos da Semasa.

Com informações da assessoria da PML


Rotary doa equipamentos para o Hemocentro de Lages Anterior

Rotary doa equipamentos para o Hemocentro de Lages

Rua Coronel Córdova ganha nova pavimentação Próximo

Rua Coronel Córdova ganha nova pavimentação

Deixe seu comentário