<
logo RCN

Plataforma das Instituições Comunitárias integra conhecimento e difunde benefícios

  • Cláudia Pavão

Em um primeiro evento presencial após o início da pandemia, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu representantes da Acafe e da Fapesc para a apresentação da ON Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias, que consiste num site desenvolvido para integrar, apoiar e potencializar as ações das universidades ligadas ao Sistema Acafe.

Adriano Rodrigues, relações institucionais e governamentais da Acafe e coordenador da plataforma, explica que a ideia é fazer com que o conhecimento produzido nas universidades ultrapasse as paredes da academia e possa beneficiar toda a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de todo o Estado.

Ele explica que essa plataforma armazena todo o conhecimento que vem sendo produzido nas universidades, a fim de ser compartilhado com o setor público ou privado. As demandas, de natureza diversa, são colocadas em um ambiente integrado e passam a ser articuladas por uma equipe multidisciplinar, a qual analisa e encaminha para a universidade capaz de contribuir para a solução do problema. "A plataforma tem como principal objetivo identificar e prospectar as demandas e organizar os projetos com e entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema Acafe. A organização respeita a autonomia, a vocação e as particularidades de gestão de cada IE", explica Rodrigues.

Por exemplo: se uma empresa precisa desenvolver uma um sistema para realizar determinada tarefa, pode apresentar sua demanda através da plataforma (https://www.comunitarias.org.br/sobre-plataforma#), a qual será avaliada por uma equipe multidisciplinar e encaminhada para as universidades com a expertise de desenvolver o produto sugerido. "Tem muito conhecimento sendo produzido nas nossas universidades e nós precisamos fazer com que esse conhecimento chegue à comunidade da melhor forma possível", disse o coordenador da plataforma.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, presente no evento, destacou que o estado está com um olhar muito atento a esse movimento do sistema Acafe e, por isso, a Fapesc investiu no projeto. "Nós, enquanto agência fomentadora, da ciência, da inovação, também queremos o desenvolvimento regional e essa plataforma tem como uma das atribuições gerar conexões entre o setor público, o governo e a sociedade, e buscar provedores de solução para as demandas da sociedade. Com certeza, o conhecimento produzido na universidade acaba utilizado para solucionar os problemas locais", disse Holthausen.

O reitor da Uniplac, professor Kaio Amarante, observou que nunca a aproximação com a Fapesc foi tão acessível e que isso vai contribuir para o crescimento das universidades e ampliar as possibilidades de geração de conhecimento. Para ele, o grande objetivo da Plataforma ON é fazer a integração não só entre as instituições que compõem o Sistema Acafe, mas também com os setores público e privado, considerando-se que existem pesquisas realizadas na universidade que acabam ficando nas gavetas e podem ser absorvidas por esses dois entes. "Essa aproximação vai fazer com que a capilaridade do sistema Acafe cresça muito e a gente já pensa na expansão dessa plataforma e para o restante do Brasil. A grande perspectiva é a redução das instâncias físicas entre as instituições, sendo que a partir de agora, de fato, elas trabalham todas juntas. É um compartilhamento de conhecimento."

Foto: reunião uniplac

Crédito: Cláudia Pavão


Atendimento virtual garante acesso à Atenção Primária à Saúde em qualquer ponto do País Anterior

Atendimento virtual garante acesso à Atenção Primária à Saúde em qualquer ponto do País

Polícia Civil cumpre mandado de prisão de condenado por roubo Próximo

Polícia Civil cumpre mandado de prisão de condenado por roubo

Deixe seu comentário