Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
Passarelas da BR-282: Falta proteção na base dos pilares
-
Mauro Maciel
Perigosamente, os carros passam muito perto do concreto que sustenta os pilares da passarela de pedestres, na BR-282, em Lages, nas proximidades da Rua Campos Salles. As obras foram entregues pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no dia 4 de abril deste ano, mas a equipe terá que voltar ao local para instalar proteções evitando que, em caso de acidente, a colisão ocorra diretamente contra os blocos de concreto.
O chefe da unidade do DNIT em Lages, Enio Jacobos Spieker, não falou em data, mas confirmou a necessidade de implantar um sistema de segurança no local. Provavelmente serão colocadas defensas metálicas, conhecidas como guard rail. Esse é o sistema de segurança já existente após os pilares, para proteger quem por ventura perder o controle da direção.
A obra faz parte de um pacote de cinco passarelas sobre a BR-282/SC na região - quatro delas já estão concluídas e entregues à população. A Empresa Zanco ganhou a licitação para implantar todas as unidades, mas a última, entre os bairros Frei Rogério e Passo Fundo, segue em análise pelo Dnit.
A instalação das passarelas é discutida desde 2014. O projeto de duplicação da BR-282, em Lages, não previa essas estruturas. Desde então, vários atropelamentos foram registrados na região. A busca pela solução vem do período em que Carmen Zanotto exercia o mandato de suplente. Em maio de 2014, aconteceu uma audiência pública na Acil com a bancada de parlamentares catarinenses, Ministério Público Federal, Fórum de entidades, associações de moradores e o presidente do Dnit-SC, Vissilar Pretto, que estava tomando posse no cargo.
Depois de muitas reuniões entre 2014 e 2015, Carmen Zanotto conseguiu a aprovação do Dnit e também o aporte de recursos junto ao Ministério da Defesa. Desde então acompanha a execução das obras e cobra agilidade em Brasília. Em relação a unidade da Rua Campos Salles, explica que o Dnit pediu ajustes no projeto, fator que atrasou a execução. A previsão era para que as obras começassem em fevereiro, fato que não ocorreu.
Histórico
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Regional de Santa Catarina, promoveu no dia 17 de abril de 2017, ato de assinatura e entrega da Ordem de Serviço para a elaboração dos projetos e construção das passarelas de pedestres na BR-282, trecho urbano de Lages.
A obra foi licitada sob o regime de contratação integrada (RDCI - Edital 313/2017-16). A empresa Zanco Construtora Ltda., vencedora da licitação, é a responsável pela elaboração dos projetos básico/executivo e da construção das cinco passarelas previstas. O valor total da obra é de R$ 5.729.000,00
De acordo com o cronograma, a empresa tinha até 6 meses para a elaboração dos projetos e, a partir deste prazo, 360 dias para conclusão das passarelas. Ou seja, as obras deveriam ser concluídas até outubro de 2018, prazo que já estourou em mais de três anos.
Deixe seu comentário