Operação resulta em atendimentos, multas e Termos Circunstanciados durante o fim de semana
-
Defesa Civil/Divulgação
Constituída por órgãos públicos direcionados à manutenção da ordem e da segurança, integrada então pela Defesa Civil, polícias Militar (PM) e Civil e Diretoria de Trânsito (Diretran), a Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus manteve mais uma fiscalização rigorosa no final de semana dos dias 12, 13 e 14 de março (sexta-feira, sábado e domingo), em supervisão ao cumprimento dos Decretos municipais e Decretos, portarias e notas técnicas estaduais, pela população do município de Lages, em combate à extensão da pandemia do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, contendo comportamentos de risco à saúde. As autoridades produziram um relatório, documento que expressa o início das atividades às 18h de sexta-feira, com saída do quartel do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), bairro São Cristóvão, em data quando foram oferecidas orientações em estabelecimentos comerciais e verificada a obediência às normas sanitárias que entraram em vigência na oportunidade, conforme Decretos estaduais nº: 1.168, de 24 de fevereiro de 2021; nº: 1.172, de 26 de fevereiro de 2021, e nº: 1.200, de 10 de março de 2021, e os Decretos municipais nº: 19.071, de 25 de fevereiro de 2021; nº: 19.100, de 7 de março de 2021, e nº: 19.102, de 8 de março de 2021. Ao todo, neste período de três dias, foram promovidos 31 atendimentos, aplicadas 16 multas e elaborados 16 Termos Circunstanciados (T.C.s).
Na sexta foram vistoriados locais situados nos bairros Habitação, Popular, Várzea e Universitário, sem maiores alterações. Já no sábado foram abordados os ambientes do Fort Atacadista, Supermercados Martendal e Myatã e Maxxi Atacado, todos com procedimento de orientação prestada pela Força de Segurança. Em uma residência no bairro Bela Vista foi averiguada uma denúncia de realização de festa. A Polícia Militar (PM) aconselhou as pessoas presentes a saírem do local, o que foi feito pelos envolvidos.
No domingo, a Força de Segurança supervisionou a movimentação em uma casa no bairro Santa Mônica, após denúncia de que haveria uma festa no endereço. A PM realizou execução de quatro Termos Circunstanciado (T.C.s) e houve a paralisação do evento. No Salto Caveiras, no terreno pertencente às Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o comboio fiscalizou uma denúncia de acampamento e aglomeração de pessoas sem máscaras de proteção facial. A decisão, constatada a aglomeração de 12 pessoas, foi a aplicação de 12 Termos Circunstanciados (T.C.s).
Na empresa Eskimó Sorvetes, instalada na avenida Duque de Caxias, a Força de Segurança orientou as pessoas sobre o cumprimento do Decreto na parte de atendimento de uma pessoa por família. Na Igreja Universal do Reino de Deus, no Centro, os agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec), segurança pública, ordem coletiva e trânsito, conferiram uma denúncia de realização de culto. Houve orientações sobre a não realização de cultos, conforme Decreto municipal. Os proprietários informaram não haver conhecimento do Decreto municipal e sim do estadual. Porém, as autoridades reforçaram as recomendações. O telefone do plantão da Defesa Civil - 49 98406-4037, que atende a comunidade 24 horas por dia, esteve disponível para denúncias e norteamentos em relação ao respeito aos Decretos.
Deixe seu comentário