<
logo RCN
Granizo

Lages recebe carga com seis mil unidades de telhas

As telhas são fornecidas por intermédio da decretação de Situação de Emergência, procedimento jurídico necessário para a liberação dos itens, via Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil

Na véspera do dia 1º de janeiro de 2025, moradores de bairros e loteamentos da região alta de Lages se depararam com uma situação grave no fim da tarde, enquanto cuidavam dos preparativos para as festividades da “virada”.

Um temporal com chuva de granizo acompanhado de vendaval atingiu a cidade e provocou danos em telhados de residências e estabelecimentos comerciais, em 19 bairros e uma localidade do interior.

Como resposta, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), auxiliou as famílias afetadas com a entrega de aproximadamente quatro mil e seiscentos metros de lonas para atenuar os prejuízos materiais e proteger crianças, adultos e idosos dentro de seus lares durante a noite e próximos dias.

O transporte de carga formada por seis mil unidades de telhas de fibrocimento irá chegar com os itens a serem descarregados em Lages nesta sexta-feira (3), no pátio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, situada no bairro Caravágio.

As entregas devem se iniciar logo em seguida, e agentes da Defesa Civil Municipal irão providenciar e executar o processo de repasse às famílias cadastradas que estão à espera, mediante roteiro pré-estabelecido pelo órgão de prevenção e combate a desastres de Lages.

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente apoiará a iniciativa da Defesa Civil, assim como a Secretaria de Obras irá disponibilizar servidores para atuarem no aspecto de distribuição às famílias.

Repasse de telhas acontecerá ao longo dos próximos dias

A entrega será realizada diretamente nas residências das pessoas devidamente cadastradas, conforme agenda de divisão entre quatro datas - 3, 4, 5 e 6 de janeiro (sexta, sábado, domingo e segunda-feira).

Para receber as telhas, é imprescindível que haja na moradia uma pessoa maior de 18 anos com documento oficial de identidade, de preferência o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de um morador.

Porém, se não for possível haver uma pessoa na habitação, um vizinho ou outra pessoa indicada pelo morador poderá receber as telhas, e deve estar autorizado a receber o material, com o documento do morador.

A pessoa que receberá as telhas deverá assinar o recibo de entrega, servindo para a prestação de contas ao Governo do Estado/Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

As telhas são fornecidas por intermédio da decretação de Situação de Emergência, procedimento jurídico necessário para a liberação dos itens, via Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. O documento foi assinado pela prefeita Carmen Zanotto na manhã desta quinta-feira (2 de janeiro).

Cadastramento prévio

O secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, recomenda às pessoas como agir diante do cadastro para recebimento de telhas: por telefone - (49) 3019-7477/(49) 3019-7479 - fixos - e plantões 24 horas por dia, nos sete dias da semana - (49) 99836-1702/199. Os cadastros seguirão até esta sexta-feira (3), às 18h.

Após o cadastramento serão feitas as visitações nas residências para que se possa computar os danos e, na sequência, solicitar o material necessário para a reconstrução dos telhados.

As pessoas que não conseguirem se cadastrar ou não estiverem em casa nestes dias (3, 4, 5 e 6), deverão entrar em contato com a Defesa Civil a partir do dia 6 de janeiro (segunda-feira), pela Central - (49) 3019-7477/(49) 3019-7479.

“Nossas equipes estarão de plantão a todo momento, inclusive neste fim de semana, para prestar atendimento humanizado e acolhedor às pessoas que tomaram este susto no último dia de 2024”, sintetiza Sargento Ribeiro.

Bairros no roteiro para os dias 3 e 4
* Santa Mônica
* Caroba
* Cidade Alta
* Área Industrial
* Boqueirão
* Santa Cândida
Bairros no roteiro para os dias 4, 5 e 6
* Santa Mônica
* Caroba
* Santa Cândida
* Copacabana
* Vista Alegre
* Vila Maria
* Santa Clara
* Morro grande
* Santa Catarina
* Bom Jesus
* Popular
* Habitação
* Índios


Dados atualizados sobre o temporal

A Prefeitura de Lages, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil divulgou, na noite de quinta-feira (2), relatório atualizado sobre os estragos causados pelo temporal com chuva de granizo e ventania que atingiu Lages na terça-feira (31 de dezembro).

Conforme o documento, o número de residências atingidas pelas fortes chuvas subiu para 550. Aproximadamente 2.200 pessoas foram afetadas. Um total de 4.600 metros de lona foram distribuídas à população.

Os registros de destelhamentos foram mapeados em 19 bairros e uma localidade do interior: Araucária, Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Centenário, Cidade Alta, Copacabana, Habitação, Índios, Morro Grande, Petrópolis, Popular, Santa Cândida, Santa Catarina, Santa Clara, Santa Mônica, Vista Alegre, Vila Maria e Vila Nova.

Foto: Marlon Sá Molim

Carga com seis mil unidades de telhas começa a ser distribuída Anterior

Carga com seis mil unidades de telhas começa a ser distribuída

Em sete dias, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de SC salvam 596 banhistas Próximo

Em sete dias, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de SC salvam 596 banhistas

Deixe seu comentário