Educação Municipal delibera sobre as atividades pedagógicas em Lages
O município de Lages ainda está sob o Decreto municipal nº: 19.100/2021, que restringe a realização de atividades em diversos setores e, com isto, as atividades pedagógicas presenciais também foram suspensas no dia 9 de março, permanecendo até esta segunda-feira (15 de março). A secretária da Educação de Lages, Ivana Michaltchuk, presidente do Comitê Municipal de Gerenciamento da Covid-19, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (15 de março), de forma remota (videoconferência), com os representantes dos setores responsáveis pelas deliberações acerca da Educação na cidade para debater as medidas à continuidade das atividades pedagógicas, sejam elas presenciais ou não presenciais. Este encontro contou também com a presença do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelo promotor de justiça, Giancarlo Rosa Oliveira, e da Câmara de Vereadores de Lages, com a participação da vereadora Katsumi Yamaguchi.
A preocupação do Comitê é manter todos os cuidados necessários para que a pandemia da Covid-19 possa ser controlada em Lages, tendo em vista o exponencial aumento de casos registrados nas últimas semanas. "É preciso que a população, de maneira coletiva, entenda a gravidade da situação e mantenha os protocolos sanitários", defende a secret ária.
Entre as considerações apresentadas pela Secretaria Municipal da Educação está o alinhamento das entregas dos kits de alimentação às crianças e estudantes que fazem parte do Sistema Municipal de Ensino, sendo entregues até o momento cerca de três mil kits para atender as famílias que optaram pelas atividades pedagógicas não presenciais. As famílias assinam os termos de compromisso nas unidades de ensino e as crianças e estudantes podem permanecer nas atividades não presenciais ou escolherem frequentar presencialmente.
Retorno das atividades pedagógicas presenciais na cidade de Lages está programada para dia 22 de março
As deliberações com relação às atividades pedagógicas presenciais no município de Lages também foram discutidas na reunião online do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19, presidida pelo prefeito Antonio Ceron, com adesão de representantes de diversos setores da comunidade lageana, na tarde desta segunda-feira (15 de março). O encontro promoveu a discussão sobre o cenário da pandemia em Lages e as condições organizacionais da Educação em relação ao retorno seguro das atividades nas unidades de ensino pertencentes aos sistemas municipal, estadual e privado.
De acordo com a decisão do Gabinete, as atividades pedagógicas presenciais no município de Lages ficarão suspensas de 16 a 19 de março de 2021 e retornarão de maneira presencial em regime de alternância, conforme as diretrizes estaduais, na próxima segunda-feira (22 de março), mediante também as orientações das autoridades sanitárias estaduais. A decisão pela continuidade da suspensão se deve ao panorama gravíssimo pelo qual Lages está passando nestas últimas semanas e ao novo Decreto municipal, em fase de elaboração, que dispõe sobre as medidas para o enfrentamento da Covid-19.
Atualmente, no Sistema Municipal de Ensino existem cerca de 450 casos suspeitos ou confirmados entre profissionais da Educação. Cabe ainda ressaltar que aproximadamente 200 profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria Municipal da Educação encontram-se afastados por pertencerem ao grupo de risco para a Covid-19 por possuírem comorbidades ou serem gestantes.
Ainda nesta tarde de segunda-feira, as diretoras e diretores das unidades de ensino e seus respectivos diretores auxiliares receberam as orientações da Secretaria Municipal da Educação para as ações que serão praticadas nesta semana, bem como, o reforço a higienização dos espaços das unidades de ensino e para o trabalho pedagógico presencial que acontecerá na próxima semana.
Deixe seu comentário