<
logo RCN

Manobras com bicicletas e skates são proibidas na Praça João Costa

  • Placa informa o que é proibido no espaço

    Mauro Maciel

Reinaugurado em 2019, após ser revitalizado, o Calçadão da Praça João Costa, em Lages, é um espaço voltado ao lazer e entretenimento, mas com proibição à prática de skate, bicicletas, patins, patinete e hoverboard (espécie de skate elétrico). Apesar da restrição estar sinalizada, não é respeitada. A afirmação é de usuários e também da própria Prefeitura de Lages, que delegou a tarefa de fiscalização à Polícia Militar.

Dilma Ghiorzi Santos tem 82 anos, gostaria de passar algumas horas no calçadão, mas não se sente segura. "O calçadão foi projetado para área de lazer de crianças e adultos, mas skatistas e ciclistas fazem manobras radicais, se exibindo para um público que não está nem aí para eles. Passo por lá e, durante essas manobras, vejo crianças sentadas, com medo de serem atropeladas. Eu tenho 82 anos, gostaria de ficar algumas horas na praça, mas prezo pelo meu bem estar e fico em casa."

Para Dilma, a praça perdeu totalmente a sua finalidade. "Não encontrei ninguém para reclamar, ninguém fiscalizando. Parece até que a praça foi construída para eles e o resto que fique assistindo. Isso sem contar os danos causados no pavimento," desabafa a idosa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, tem ciência do problema. Ele afirma que placas foram colocadas proibindo essas ações, mas não são respeitadas. A placa faz alusão ao artigo 19.1 da Lei Complementar nº 11/94, que proíbe essas práticas nos calçadões de Lages.

Problema é antigo - No dia 24 de novembro de 2019, reportagem publicada no portal CLMais (Correio Lageano) chamava a atenção para os danos causados no calçadão recém inaugurado. Na época, uma placa e um esguicho do chafariz foram danificados.

Naquela data, o secretário Delfes afirmou que foi pessoalmente conversar com os skatistas na praça. "Domingo à tarde, fui até a praça e pedi para que cuidassem, mas não adiantou. Falta educação e respeito. Eles saíram, mas, em seguida, voltaram e tive que chamar a polícia".


Lages possui espaços exclusivos para a prática do skate, um deles está localizado na Praça Ivandel Xavier Soares (Seu Deco), na Rua São Joaquim, ao lado do Supermercado Myatã. A outra pista fica na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) ao lado do complexo esportivo do Ginásio Jones Minosso, no Bairro Universitário.


Leis_ A Lei nº 2049, de 2 de maio de 1995, proíbe o tráfego de bicicletas em locais públicos destinados exclusivamente a pedestres: calçadas, calçadões e praças. Aos infratores será aplicada a pena de apreensão da bicicleta, acrescida de multa no valor de uma Unidade Fiscal do Município (UFML), que tem valor de R$ 343,00.

Já a Lei Complementar nº 11, de 26 de maio de 1994, determina que é expressamente proibido utilizar as vias, ou espaços públicos para a prática de jogos ou desportos fora de locais determinados, salvo a realização de competições esportivas, desde que com local ou itinerários pré-determinados pelo Município. Esta mesma Lei também proíbe o ato de dificultar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres nestes espaços.

WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade e ficam fora do ar Anterior

WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade e ficam fora do ar

Primeiro boxe do Mercado Público de Lages está sendo instalado Próximo

Primeiro boxe do Mercado Público de Lages está sendo instalado

Deixe seu comentário