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Lombada disciplina trânsito na Dom Pedro II

  • Mauro Maciel

"Resolveu 100%. Agora os veículos reduzem a velocidade e as pessoas conseguem atravessar com segurança a faixa de pedestres." A avaliação é do empresário Tadeus Zanotto, em relação a implantação de uma lombada na Avenida Dom Pedro II, em Lages, nas proximidades de sua mercearia.

As câmeras de segurança da mercearia registravam acidentes, praticamente, todos os dias. Depois de passarem pelo semáforo do Colégio Industrial, muitos motoristas abusavam da velocidade, passando nas imediações da Igreja do Navio a mais de 100 quilômetros por hora. Alguns perdiam o controle e, com frequência, subiam nas calçadas ou derrubavam os postes instalados no canteiro central. O risco de atropelamento era imenso.

A lombada foi implantada pela Secretaria Municipal de Obras, que recebeu vários pedidos da comunidade. "A quantidade de acidentes era muito grande. Para se ter uma ideia, um deles ocorreu quando a equipe estava trabalhando para fazer a lombada," explica o secretário João Alberto Duarte.

No passado, próximo ao mesmo trecho, existia uma lombada eletrônica. O contrato com a empresa cessou e a prefeitura trabalha para licitar novamente o serviço. A expectativa é que o processo avance ainda este ano. "A gente estuda muito antes de instalar uma lombada física, porque ela atrapalha um pouco o trabalho dos bombeiros e das ambulância. O ideal seria a eletrônica, mas neste caso foi a alternativa," comenta João Alberto. "Se as pessoas respeitassem os limites não teria essa necessidade," conclui.

A partir de agora, a instalação de lombadas e outros dispositivos, em Lages, passará pela aprovação do Conselho Municipal de Trânsito. Ele é formado por várias entidades de classe e vai analisar os inúmeros pedidos feitos por vários bairros da cidade.

Sugestão_ O empresário Tadeus Zanotto espera que os acidentes causados por alta velocidade fiquem no passado, mas sugere para a prefeitura que pinte no asfalto a palavra "lombada", reforçando a sinalização lateral já existente. Ele comenta que o fluxo é intenso e quando a marcação está na pista fica mais fácil de ser vista. Pede também a repintura das faixas de pedestres, que estão apagadas.

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