<
logo RCN
Turismo

Lages retoma eventos e atrações culturais

  • Lages Hoje/Divulgação

    Natal Felicidade está confirmado este ano entre os dias 4 e 23 de dezembro

Semana Farroupilha, Expolages, semana do aniversário da cidade e Natal Felicidade são alguns dos eventos confirmados para a cidade nos próximos meses. O anúncio foi feito terça-feira, em ato realizado no Casarão Juca Antunes, prédio construído em 1850, restaurado e que está aberto ao público. O prefeito Antonio Ceron; o vice, Juliano Polese; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha) e o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi também anunciaram obras.

Para o secretário Álvaro Mondadori (Joinha), com a pandemia muitos turistas procuram lugares com menor concentração de pessoas e a Serra Catarinense recebeu grande fluxo de visitantes, já que a maioria dos lugares é particular o que permite o controle de fluxo de pessoas. "Eles vieram e gostaram do que viram. O fluxo está cada vez maior."

Desta forma, na medida do possível a prefeitura investe em eventos e também em infraestrutura. "Com a amenização da pandemia da Covid-19 e normalização das atividades turísticas e culturais em nossa cidade, esperamos trazer de volta, aos poucos, os eventos e atrações que resgatam nossa história e aquecem a economia", comentou o prefeito Ceron.

Entre as novidades apresentadas está a nova plataforma digital www.lagesturismo.com.br, com informações sobre pontos turísticos, gastronomia, eventos, hospedagem e dicas sobre o que fazer na Serra Catarinense. Também está sendo desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), um aplicativo para melhor acompanhamento do roteiro turístico da Serra.


Coxilha Rica

A região da Coxilha Rica receberá, inicialmente, 72 placas de orientação turística. Além de direções e nomes de lugares, elas indicarão as distâncias a serem percorridas entre cada ponto. O trabalho é realizado em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Secretaria da Agricultura e Pesca. "Temos a necessidade de pelo menos 400 placas em toda região da Coxilha Rica e outros pontos turísticos, mas demos esse pontapé inicial e conforme vamos aportando recursos, mais placas serão colocadas", aponta o secretário Joinha.

Questionado sobre a deficiência de sinalização no perímetro urbano de Lages, o secretário apontou que essa necessidade também foi percebida, mas que o trabalho (de sinalização) será gradual, dentro dos recursos disponíveis para o setor.


Centros de informação turística

O Centro de Informações Turísticas, localizado às margens da rodovia BR-282, será revitalizado. O mesmo vai ocorrer com o centro da Avenida Duque de Caxias. Foram garantidos R$ 250 mil, por meio de emenda parlamentar para a reforma completa das estruturas, que da forma que estão não atendem a demanda. Percebeu-se que a procura é grande, principalmente nos finais de semana e feriados.

É função dos centros orientar sobre pontos turísticos, postos de gasolina, bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis. Ou seja, esclarecer todas as dúvidas de quem não conhece a cidade e a região.


Cidade segura

Lages recebeu o Selo Internacional de Segurança Sanitária do Ministério do Turismo (Safe Travels). Safe Travels, que em português pode ser traduzido como viagens seguras, foi o nome escolhido para identificar o selo criado pela ONG inglesa WTTC (World Travel & Tourism Council) para reconhecer empresas privadas (hotéis, pontos turísticos, companhias aéreas, restaurantes, operadores de turismo) e destinos promotores de boas práticas para prevenção do coronavírus.

Para receber o selo é preciso cumprir todas as normas e regras estabelecidas pelo protocolo que foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e contou com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico.


Mercado Público

Durante a coletiva também foram atualizadas informações sobre a revitalização do Mercado Público de Lages, que retorna com a promessa de ser um dos equipamentos turísticos referência no município. A obra física já foi entregue e está em fase de ajustes, já com a ocupação de 22 boxes. Uma nova licitação será aberta para novos negócios, como a implantação de restaurantes e pontos de comercialização de produtos regionais. O mezanino será ocupado por um buffet de festas infantis e também será instalado um ponto Caixa-Aqui. Não foram divulgados prazos para a conclusão da licitação e abertura efetiva do espaço.


Rua das Pitangas

O projeto Rua das Pitangas está sendo idealizado com o objetivo de arborizar a cidade com árvores frutíferas nativas da região. Esta é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pesca. A partir da doação de mais de quatro mil mudas pela empresa Klabin, será possível iniciar o projeto. A primeira via a receber o plantio será a Avenida Brasil, que terá seus canteiros centrais arborizados desde a rótula do Ginásio Jones Minosso até o Posto Elefantinho (entroncamento com a Avenida Presidente Vargas).

Os canteiros da avenida foram medidos e o solo passou por análise para constatar a viabilidade da ação. Os moradores serão consultados sobre a iniciativa. O objetivo é que a comunidade aprove e ajude a preservar, já que poderá literalmente colher os frutos quando as árvores iniciarem a produção.

O projeto também será executado em escolas municipais e em fazendas que exploram o turismo rural. Todas as árvores são de frutas típicas da região.


Balanço Infinito no Morro da Cruz

Outra novidade que será atração para lageanos e visitantes é a implantação de um "balanço infinito" no alto do Morro da Cruz. A ideia é proporcionar uma experiência diferenciada na contemplação da cidade, atraindo famílias para subir ao morro e fazer seus piqueniques. "As pessoas poderão olhar e curtir nossa cidade, além de tirarem fotos incríveis, a exemplo do que está acontecendo em Urubici. Logo estaremos inaugurando esta nova atração", comenta o secretário Joinha.

Ele pretende viabilizar a retomada dos voos de parapente no morro. A atividade foi suspensa a pedidos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que temia acidentes em função dos voos da empresa Azul Linhas Aéreas. Como agora os voos serão realizados a partir do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, em tese, não existe nada que impeça a prática no Morro da Cruz.


Calendário de eventos e roteiro histórico cultural

Com a melhora no cenário da pandemia da Covid-19 em todo país, com números cada vez mais otimistas na região, a agenda de turismo deste ano está repleta de atrações como a Semana Farroupilha, Expolages, passeio de Maria Fumaça, semana do aniversário de Lages, Natal Felicidade, entre outros eventos. "A semana de comemorações do aniversário de Lages e o Natal Felicidade serão retomados, com planejamento de muitos momentos alegres que, com certeza, vão elevar a auto-estima e esperança dos lageanos", comenta o superintendente da FCL, Giba Ronconi.

O calendário destaca a cavalgada em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi, que acontecerá no dia 28 de agosto, na Coxilha Rica. Além desta atividade, no Casarão Juca Antunes uma exposição especial mostrará fatos e fotos, num resgate histórico da heroína dos dois mundos.

De 25 de setembro a 03 de outubro será realizada a quarta edição do passeio de trem pela Coxilha Rica. O roteiro passará pela estação de Berlande, seguindo por obras de arte construídas pelo 1º Batalhão Ferroviário em meio as belas paisagens da Coxilha até a chegada na estação de Escurinho. De lá, retorno para a estação de Lages.

E depois de sete anos, o evento Transcatarina estará de volta em Lages, em sua 13ª edição de 26 a 30 de outubro. A expectativa é de que mais de 400 veículos de rally e passeio, com competidores de todo país e também da Argentina e Uruguai, passem por aqui fomentando o turismo de eventos do município.

Com roteiro ainda a ser divulgado, turistas estaduais e nacionais percorrerão uma das regiões mais lindas de Santa Catarina em busca de emoção e adrenalina. O evento terá 12 categorias, para que todos possam participar, desde o mais experiente até o mais novato.


Confira a agenda

Expedição Caminho das Tropas com Nômade Expedições - 20 a 22 de agosto

Cavalgada 200 anos de Anita Garibaldi - 28 de agosto na Coxilha Rica.

Off Road Caminho das Tropas 4x4 - 28 e 29 de Agosto

Cavalgada do Tio Lu no Salto Caveiras - 4 de setembro

Folcloreando entre Assado e Guitarra, com a cantora Uruguaia Catherine Vergnes e

Quarteto Coração de Potro - 12 de setembro na Chácara Bom Jesus

Drive Thru Solidário -12 de setembro no Parque Conta Dinheiro

Semana Farroupilha - 16 a 19 de setembro na Chácara Bom Jesus

Maria Fumaça na Coxilha Rica - 25 e 26 de setembro e 1, 2 e 3 de outubro

Travessia Target Coxilha Rica - 18 a 22 de setembro

3° Cavalgada do Corredor Coxilha Rica - 02 de outubro

Expolages - 12 a 17 de outubro

13º Transcatarina - de 26 a 30 de outubro

Expedição Coxilha com UTVs - início de novembro

Semana de Lages - 19 a 26 de novembro

Natal Felicidade - 4 a 23 de dezembro

Licitação vai ampliar a vigilância e segurança nas escolas Anterior

Licitação vai ampliar a vigilância e segurança nas escolas

Apesar do clima quente, principalmente no período da tarde, geadas e até granizo foram registradas durante a semana na região de São Joaquim Próximo

Apesar do clima quente, principalmente no período da tarde, geadas e até granizo foram registradas durante a semana na região de São Joaquim

Deixe seu comentário