OAB Lages e Procon trabalham para implantar Balcão Virtual |
Projeto do Programa de Eficiência Energética trará mais segurança, economia e sustentabilidade para o município
A prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, aderiu ao Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), para a substituição de 1.045 luminárias antigas por lâmpadas de LED em vários pontos da cidade.
A substituição gradativa dos equipamentos foi retomada na última segunda-feira (6), no bairro Araucária, na parte sul da cidade. Com um investimento superior a R$1,6 milhão, o projeto visa a transformar a iluminação pública da cidade, trazendo benefícios como redução de custos, maior segurança e preservação ambiental.
Transformação na iluminação pública
A iluminação pública desempenha um papel crucial na segurança das cidades e no bem-estar da população. Luminárias antigas, como as de vapor de sódio, além de serem menos eficientes, consomem mais energia e possuem vida útil curta, o que compromete a qualidade da iluminação e aumenta os custos com manutenção.
Com a adoção das lâmpadas de LED, Lages dá um grande passo para a modernização da infraestrutura urbana. As novas luminárias são mais econômicas, duráveis – com garantia de até cinco anos – e oferecem uma iluminação mais eficaz e homogênea, melhorando a visibilidade nas ruas e avenidas.
O projeto não só visa reduzir o consumo de energia e os gastos com manutenção, mas também diminuir a emissão de poluentes, uma vez que as lâmpadas LED geram menor impacto nas emissões de dióxido de carbono (CO2).
Benefícios diretos para a comunidade
Uma iluminação pública eficiente é fundamental para garantir a segurança dos cidadãos e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. A substituição das luminárias trará visibilidade aprimorada, reduzindo áreas escuras e o risco de acidentes. As novas lâmpadas LED também contribuirão para proporcionar uma sensação maior de segurança nos bairros contemplados.
Além disso, a tecnologia LED, com sua longa durabilidade, reduzirá consideravelmente a necessidade de manutenções, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. O projeto foi realizado pelo engenheiro eletricista do Cisama, Edson Pites de Liz, com aprovação e viabilização da Celesc e da ANEEL.
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Deixe seu comentário