<
logo RCN
TJSC

Renovação de acordo garante exames de DNA gratuitos em Santa Catarina até 2030

  • Letícia Oliveira/ Ascom

Parceria entre TJSC, MPSC e Udesc amplia acesso ao reconhecimento de paternidade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e o Instituto Paternidade Responsável (IPR) renovaram, por mais cinco anos, o acordo de cooperação que garante a realização de exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade. Em funcionamento desde 2007, o Programa DNA em Audiência em Santa Catarina (Prodnasc) beneficia famílias em situação de vulnerabilidade econômica em todas as comarcas do estado.

O acordo viabiliza a realização dos exames em procedimentos administrativos e judiciais, desde que as partes comprovem hipossuficiência de recursos. Todas as comarcas do Estado estão incluídas no programa, que organiza a coleta de material genético e a execução dos testes conforme o procedimento estabelecido pela Resolução n.º 03/2007-GP/CGJ. Os exames são realizados pelo Laboratório de Análises Genéticas do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, em Lages, único no Estado a oferecer o serviço gratuitamente.

O Prodnasc completou 17 anos de atividade, com 21.279 laudos entregues. É considerado um modelo de sucesso, pois contribui para a garantia do direito à identidade, à filiação e à dignidade das pessoas de baixa renda, que não teriam condições de arcar com os custos dos exames de DNA. Além disso, a iniciativa agiliza a tramitação dos processos de paternidade, reduz o número de recursos e de demandas judiciais e promove a pacificação social e a responsabilidade parental.

A renovação do acordo foi comemorada pelos parceiros. "Essa parceria assegura o sobrenome e fortalece os laços de paternidade, impactando positivamente a vida de muitas crianças e famílias", destacou a presidente do IPR, Idivania Sens.

Agilidade na fila de exames

O Poder Judiciário e o Ministério Público têm envidado esforços para que os projetos executados pela Udesc sejam contemplados, quando cabível e possível. Um exemplo foi o repasse de R$ 200 mil do programa PJSC Mais Social, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ocorrido em abril de 2024. Com o recurso, o IPR contratou três doutoras geneticistas para dar prosseguimento à realização de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, com o objetivo de imprimir agilidade aos processos.

Serviços de conservação de vias são executados em estradas rurais do município de Lages Anterior

Serviços de conservação de vias são executados em estradas rurais do município de Lages

Grave acidente na BR-116 deixa uma vítima fatal e mobiliza equipes de resgate Próximo

Grave acidente na BR-116 deixa uma vítima fatal e mobiliza equipes de resgate

Deixe seu comentário