Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Fim de semana terá chuva e frio intenso
-
Mauro Maciel
As temperaturas frias, já registradas este mês nas madrugadas e manhãs dos municípios mais altos da Serra Catarinense, devem se intensificar a partir da próxima semana. Hoje, as mínimas em São Joaquim devem ficar entre 0°C e 2°C e em Lages entre 5°C e 7°C. Com poucas nuvens, o sol esquenta durante o dia, mas tudo muda a partir de domingo. O engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho do Prado, da Climaterra, prevê a chegada de uma frente fria, fenômeno que vai provocar chuvas, praticamente em todo o estado. O tempo melhora na segunda-feira e a temperatura despenca, com possibilidade de geadas para a Serra Catarinense.
A frente fria deve provocar chuva e até trovoadas em áreas isoladas, principalmente na Serra e no Oeste. Na segunda-feira ela se afasta, deixando uma massa de ar polar que será a responsável por baixar as temperaturas. A tendência é de várias ocorrências de geada nos próximos dias. Até quinta-feira, segundo a Climaterra, foram seis geadas confirmando que o mês de abril está mais frio em relação ao mesmo período do ano passado.
As ocorrências de geada devem ser registradas principalmente em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema, em baixadas e vales, locais onde o ar frio se concentra durante as noites e madrugadas. Nas demais regiões do estado as mínimas também devem ser reduzidas, ficando na casa dos 10°C. Assim, pode gear também na região de Campos de Palmas e Curitibanos.
Efeitos na agricultura
Como também é engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho publicou várias orientações no site da Climaterra. Ele sugere a irrigação de lavouras e hortas cultivadas com culturas de verão. É que como já era previsto não tem chovido com tanta regularidade. Para se ter uma ideia, ontem o alagado do Salto Caveiras, em Lages, estava muito reduzido. A lâmina de água recuou uns 20 metros em cada margem e a água não estava passando sobre a barragem.
Em função do frio intenso, ele também orienta que produtores de aves e suínos cuidem do aquecimento dos animais. O tempo seco e as madrugadas frias são boas para as culturas da maçã e da uva. A tendência é que ganhem uma boa coloração neste período. Já o orvalho das madrugadas pode favorecer o aparecimento de doenças em várias culturas, a exemplo do fumo.
Foto: Clima mauro 3 (colocar texto no céu)
Crédito: Mauro Maciel
Legenda: Previsão é de mudança do clima para este fim de semana com o nuvens e chuva
Deixe seu comentário