Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Explosão de gás fere uma pessoa e destrói janelas do apartamento
A explosão de gás arremessou as janelas do apartamento a vários metros de distância e causou ferimentos no rosto de uma das moradoras. O acidente foi registrado na madrugada de quarta-feira (28), no Edifício Verona, Bairro Universitário, em Lages. O prédio chegou a ser evacuado pelos Bombeiros Militares, mas após certificarem-se que estava seguro, todos retornaram aos apartamentos.
Segundo informações dos bombeiros, eles foram acionados às 2h15. Foram informados sobre uma explosão em um apartamento. No local, encontraram grande quantidade de vidros, cortinas e partes da estrutura das janelas espalhados sobre a rua. Identificaram que esses objetos foram arremessados de um dos apartamentos localizados no 3º pavimento da edificação.
Havia algumas pessoas no hall de saída da edificação, o qual terminava na garagem, localizada no térreo. Era perceptível, segundo os bombeiros, que as pessoas estavam desorientadas, sem saber o que tinha ocorrido.
De imediato os militares realizaram três ações praticamente simultâneas. Uma equipe se deslocou até o local de origem da explosão para averiguar o que de fato tinha ocorrido e eliminar a possibilidade de haver fogo. Outra equipe realizou a evacuação da edificação, batendo em todos os apartamentos e conduzindo as pessoas em segurança para local seguro, fora da edificação. A terceira ação foi fechar o registro de gás da edificação, localizado no outro lado do prédio.
Após o gerenciamento dos riscos, foi identificado que a explosão ocorreu no interior do apartamento nº 24, localizado no 3º pavimento e que nele haviam 3 pessoas. Em um dos dois dormitórios estavam acomodados um homem de 54 anos de idade e uma mulher de 46 anos. Na sala, estava acomodada no sofá uma moça com 20 anos de idade. Ela se feriu com a explosão. Sentia ardência no rosto, cílios, sobrancelha e cabelo estavam queimados, mas as vias aéreas não foram comprometidas. Ela foi atendida pelos socorristas e encaminhada para atendimento médico.
O homem relatou que foram dormir por volta das 22h e acordaram com a explosão. Eles estavam organizando a mudança no interior do apartamento, no dia anterior ao fato. Antes de dormir, nenhum dos familiares sentiu odor de gás (GLP) no interior do apartamento.
Com a explosão, todas as estruturas das aberturas instaladas na edificação, com exceção da janela do banheiro, foram projetadas entre 10 a 20 metros de distância para o lado externo.
Além dos danos ocasionados no apartamento em que ocorreu a explosão, foi identificado danos no vidro da porta da sacada do apartamento nº 13, localizado imediatamente abaixo do apartamento onde ocorreu a explosão.
Não foram identificados danos à estrutura da edificação, a exemplo de estalos ou rachaduras. Após o gerenciamento dos riscos, e verificado que a edificação encontrava-se segura, foi organizado o deslocamento dos moradores até seus respectivos apartamentos, sempre acompanhado de um bombeiro, para verificar se o local estava em condições de ser habitado.
A Defesa Civil Municipal foi acionada e acompanhou parte dos procedimentos realizados. O apartamento e a via onde localiza-se a edificação foram isolados para realização da Perícia do Incêndio/Explosão.
Fonte: 5ºBBM
Deixe seu comentário