<
logo RCN

Detran SC Detran/SC retira consultas públicas do site

A Comissão criada para auxiliar a implementação das normas relacionadas à proteção de dados pela portaria 294/DETRAN/ASJUR/2021 informa que, como medida de segurança aos dados pessoais e sensíveis dos titulares de dados, deliberou que as informações nas consultas públicas sejam anonimizadas (informações que não possam identificar uma pessoa) pelo Ciasc. Enquanto isso não é finalizado, por questão de segurança e adequação à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, a Direção do Detran/SC optou por retirar as consultas públicas do site www.detran.sc.gov.br. Simultaneamente, o Ciasc está incorporando todas as funcionalidades no portal DETRAN DIGITAL.

Para a emissão de guias, o cidadão pode fazer via rede bancária ou em um de nossos postos de atendimento.

A previsão é que as consultas públicas, devidamente anonimizadas, retornem até o fim do dia de hoje.

A ação é uma resposta à notificação da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Florianópolis, ao Detran, pelo vazamento de dados de motoristas catarinenses. A falha no sistema permitia que as informações fossem encontradas com um único acesso ao portal de consulta de infrações. Entre 2016 e 2021, foram registradas mais de 10 milhões de infrações no Estado, e os catarinenses multados podem ter sido vítimas do erro, segundo matéria publicada pelo site Olhar Digital.


A falha

Para acessar o sistema de consulta de infrações do Detran, é necessário informar a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Até o momento da denúncia, de acordo com a matéria do Olhar Digital, após acessar o portal, bastava que o usuário mudasse o número sequencial do URL da página para acessar os documentos de outro motorista. O problema foi identificado acidentalmente por Cleórbete Santos, pesquisador em segurança digital.

Após a denúncia, ciente de que cibercriminosos possam ter se aproveitado da falha na plataforma, o Detran emitiu nota oficial afirmando que " equipe técnica do Ciasc, responsável pela gestão do site do Detran/SC, identificou as inconsistências no sistema que expuseram a segurança do site e já realizou as correções necessárias. Importante salientar que não houve prejuízos aos cidadãos e ao Detran".

Colégio Santa Rosa de Lima faz parte da história de Lages, há 120 anos Anterior

Colégio Santa Rosa de Lima faz parte da história de Lages, há 120 anos

Polícia Federal combate contrabando de cigarros no Vale do Rio do Peixe Próximo

Polícia Federal combate contrabando de cigarros no Vale do Rio do Peixe

Deixe seu comentário