<
logo RCN

Colégio do Rosário, importância histórica e atual

  • Imagem mostra primeira escola implantada pela igreja

O Colégio Nossa Senhora do Rosário é um dos mais importantes de Lages e o único no Coral, já que o Rubens de Arruda Ramos pertence ao Conta Dinheiro. São 890 alunos de diferentes bairros da cidade. "O colégio foi fundamental para o desenvolvimento do bairro e continua muito relevante para a educação de Lages," avalia a diretora-geral do Rosário, Marylin Kristi Pereira.

Marylin pesquisou nos documentos históricos para informar sobre a origem da primeira escola do bairro. Registros apontam que teria existido, por volta de 1946, uma escola municipal nas proximidades da Capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário. A escola funcionava em um galpão erguido ao lado da capela. Inicialmente, esse galpão foi construído para guardar materiais. Era uma construção simples e media 5x8 metros, ou 40 metros quadrados de área construída.

Essa escola funcionou por, aproximadamente, 10 anos, autorizada pelo prefeito Vidal Ramos Júnior. A Capela era administrada pelos padres franciscanos.

Devido à insistência do bispo Diocesano Dom Daniel Hostin, os padres redentoristas fundaram a casa em Lages e assumiram a paróquia Nossa Senhora do Rosário. Assim, no dia 19 de abril de 1953 foi realizada uma reunião, onde entre as diversas decisões tomadas estava a de comprar um terreno ao lado da igreja para colocar um colégio de freiras.

O padre Luiz Inácio Hertel já antecipara contatos com duas congregações religiosas, para ver da possibilidade de assumirem o colégio. Mas documentos apontam que a ideia partiu do padre Carlos Fridolino Schleinkofer.

Em 19 de setembro de 1953, a comissão decidiu demolir o barracão e levantar o prédio para a escola paroquial. A população contribuiu doando madeira e telhas.

Em 3 de janeiro de 1954, durante a missa, foi anunciado que o padre Francisco Köner e as Irmãs da Congregação Missionária do Reino de Maria assumiriam a escola. O padre e as irmãs foram recebidos com festa, porque representavam a solução para o problema da escola e da educação das crianças.

Para a alegria dos interessados em construir a escola, no dia 28 de fevereiro de 1954 foi anunciado que a escola seria realidade e ofereceria os quatro anos primários. Em 15 de março do mesmo ano se iniciam as aulas.

Com o tempo, o bairro cresceu e para acomodar os alunos, surgiu a necessidade de comprar um novo terreno onde seria construída a escola para substituir a existente ao lado da igreja. Depois de muitas controvérsias, a compra foi feita. Finalmente, em 2 de fevereiro de 1958 houve a festa de inauguração da nova Escola Paroquial, prédio localizado ao lado de onde se encontra a escola atual, na Rua Carmosino Camargo, 196. Como escola particular serviu à comunidade até 1974, quando foi vendida ao Governo do Estado passando a ser escola básica e em 1981 foi transformada em colégio.

Foto: Colégio Rosário 2

Legenda: Atualmente, colégio atende alunos de vários bairros da cidade

Foto: Primeira escola

Legenda: Imagem mostra primeira escola implantada pela igreja


Associação Catarinense de Imprensa lança censo para mapear atuação dos jornalistas no estado Anterior

Associação Catarinense de Imprensa lança censo para mapear atuação dos jornalistas no estado

Símbolo de fé, trabalho e esperança Próximo

Símbolo de fé, trabalho e esperança

Deixe seu comentário