Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
ACI recebe homenagem da Assembleia Legislativa, pelos 90 anos
-
Cláudia Pavão
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista recebeu homenagem pelos 90 anos, em Sessão Especial, presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera, ocorrida no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na noite de segunda-feira (4).
A solenidade ocorreu no plenário da Casa Legislativa e contou com a presença de integrantes da diretoria da ACI, jornalistas, parceiros e autoridades e foram homenageados os ex-presidentes vivos: atual presidente do Conselho Superior, Ademir Arnon, e os jornalistas Moacir Pereira, Osmar Teixeira e Cyro Barreto.
Em sua fala, Ademir Arnon destacou e agradeceu a atuação de seus antecessores. "Sem o trabalho deles, não estaríamos aqui. Não podemos seguir em frente se não nos importarmos com o trabalho daqueles que vieram antes. Vida longa à ACI."
A atual presidente da associação e primeira mulher a assumir o cargo, Deborah Almada, disse que a ACI existe pelos jornalistas e pelo jornalismo catarinenses, mas, acima de tudo, pela defesa da liberdade de expressão e pela democracia. Falou sobre as dificuldades da profissão, das agressões sofridas por jornalistas em todo o mundo e, inclusive, através das mídias sociais, que têm sido cada vez mais frequentes.
"A ACI tem uma história de coragem e independência que merece ser lembrada e reverenciada. Desde a sua fundação, e nos períodos mais sombrios do País, sempre cumpriu a tarefa de apoiar o jornalismo e o jornalista, a liberdade de imprensa e a democracia. Não podemos nos esquecer disso", disse a presidente da entidade, há dois anos no comando da ACI. Ela finalizou, citando Antonieta de Barros, primeira mulher negra a ser eleita por voto popular no Brasil, rompeu barreiras, foi professora, escritora e jornalista.
Entre as autoridades, esteve presente a deputada federal Carmen Zanotto, destacou a importância da imprensa e agradeceu, de forma especial, a atuação durante o período de pandemia da Covid 19. "Como profissional da saúde e relatora da Comissão Externa de Enfrentamento da Covid 19 na Câmara Federal, agradeço a forma como a imprensa catarinense contribuiu para a divulgação de temas relacionado à Covid 19, como as causas da doença, as formas de prevenção, os tratamentos, a situação dos hospitais, a vacinação."
O reitor da Universidade do Planalto Catarinense, Kaio Amarante falou sobre a importância do evento, pelo fato de ressaltar a história da imprensa catarinense, principal fonte de informação confiável, independente e confiável. "Numa época em que as pessoas têm um canhão na mão, que é a internet e publica coisas sem responsabilidade, é nosso papel sempre procurar canais oficiais e que, de fato, representem o que está acontecendo sem nenhum tipo de direcionamento. É motivo de muito orgulho e honra poder participar desta data histórica para a imprensa catarinense e que tenhamos muitos outros aniversários da associação. Vida longa à associação e a todos que fazem parte desse movimento que é tão importante, que é o da comunicação e da imprensa de Santa Catarina.
Sobre a ACI
A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada por um grupo de jornalistas em 31 de julho de 1932, na sede da Liga Operária Catarinense, localizada à Rua Tiradentes, centro da Capital, sob a liderança de Altino Flores. A entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida pela ditadura do Estado Novo, no Governo Vargas.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, o grupo retomou as operações sob o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa, fundada na década de 1950, que também deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, assim como o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.
Mais recentemente, na gestão do ex-presidente Osmar Teixeira, a entidade retornou à sua denominação inicial de Associação Catarinense de Imprensa.
Deixe seu comentário