<
logo RCN
Frio intenso

Abrigo acolhe pessoas de várias regiões do Brasil

  • Espaço oferece alimentação, banho e pouso

    Secretaria da Assistência Social / Divulgação

A temperatura extremamente fria é um dos principais atrativos da Serra Catarinense, mas também representa risco para pessoas que estão em situação de rua. Em Lages, para amenizar o impacto do frio na vida dessas pessoas, equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Abordagem Social e da Defesa Civil Municipal, realizam um trabalho de acolhimento durante as noites e madrugadas.

Um veículo percorre a cidade convidando as pessoas para o Abrigo Temporário de Inverno, instalado no Bairro Centenário. Na segunda-feira, 24, foram recolhidas 15 pessoas das ruas. O veículo da abordagem passa pelos locais onde costumeiramente se encontram pessoas tentando se abrigar do frio. "Nossa missão é aproximar o serviço da assistência social de seus usuários, e nosso grande compromisso é não deixar ninguém na rua. Prestamos um serviço humanizado e de muito respeito. Uma verdadeira força tarefa todos os dias", destaca o secretário Jean Pierre.

O local presta o serviço das 17h às 7h30, todos os dias da semana. Além de uma cama quentinha e banho, recebem três refeições. Também recebem um kit higiene, com escova e creme dental, sabonete, toalha, roupas de cama, cobertores e edredom.

O serviço é complementado por uma assistente social e uma psicóloga, que conversam com as pessoas acolhidas, fazem os encaminhamentos necessários e também, sempre que possível, avisam as famílias dos acolhidos, informando sobre a situação.


Origens_ É com base neste trabalho das assistentes sociais que se verifica a origem das pessoas atendidas no abrigo. Dados apontam que a minoria é de Lages. Muitas vêm até de outros estados para trabalhar na safra de maçã de São Joaquim ou na colheita da cebola em Ituporanga. Não conseguem emprego e, temporariamente, passam por Lages, a única cidade da região e uma das poucas do estado a oferecer esse tipo de atendimento.


Aberto há mais de um ano

Apesar do nome 'temporário', o abrigo mantido pela Prefeitura de Lages funciona ininterruptamente desde março de 2020, início da pandemia do novo coronavírus. O objetivo inicial era abrir as portas sempre que a temperatura baixasse dos 10°C, mas agora permanecerá em funcionamento até o final da pandemia, independentemente do clima.

O serviço de apoio é prestado sete dias por semana, 24h por dia. A comunidade pode ter um papel muito importante neste trabalho, ajudando as equipes a encontrar estas pessoas que estão precisando de um abrigo. Através do número de plantão (49) 98406-2980 é possível contatar a equipe da abordagem social, que prontamente se deslocará até o local.


Centro POP complementa o serviço

Durante o dia, as pessoas em situação de vulnerabilidade social são atendidas no Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), unidade também mantida pela Secretaria de Assistência Social de Lages.

Instalado na Rua São Joaquim, o centro oferece três refeições diárias e atende, em média, 70 pessoas por dia. Desta forma, essas pessoas são acolhidas durante o dia e também à noite.


Assistência Social distribui 185 toneladas de alimentos

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Assistência Social, conta com o Banco de Alimentos, um dos meios pelos quais são articuladas as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional do Município.

Este serviço é mais uma ferramenta importante no fornecimento de alimentos para famílias em vulnerabilidade social e entidades cadastradas. É através dele que as pessoas abrigadas conseguem o alimento todos os dias. Somente neste ano de 2021, já foram entregues mais de 185 toneladas de produtos.

Existem duas formas de entrada de alimentos no Banco; através de doações, parcerias e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de onde vem a maior parte dos produtos, informa a diretora da Segurança Alimentar, Beatriz Paggi. Estas aquisições são procedentes tanto do convênio com o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA municipal), quanto do PAA executado via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Voo de Balão embeleza a tarde de domingo na Coxilha Rica Anterior

Voo de Balão embeleza a tarde de domingo na Coxilha Rica

Klabin realiza 34ª edição do Programa Caiubi de conscientização ambiental Próximo

Klabin realiza 34ª edição do Programa Caiubi de conscientização ambiental

Deixe seu comentário