Juliano Mandelli conduz diagnóstico da prestação jurisdicional em SC |
Presidente da OAB/SC esteve em todas as Subseções em três meses e ampliou ações para promover uma escuta ativa qualificada do interior
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, é o primeiro dirigente da Ordem a dar posse a todas as diretorias da Seccional no interior do Estado. O marco histórico é simbólico do pilar mais importante de sua gestão: estar presente onde a advocacia está.
Foram mais de 50 cidades e Subseções visitadas em três meses, um giro de 10 mil quilômetros percorridos no Estado não apenas para as solenidades. Mandelli aproveitou o roteiro para apurar as necessidades da classe e dos cidadãos de forma regionalizada.
O diálogo nas diferentes regiões do Estado complementa uma iniciativa inédita implementada na Seccional: a realização de assembleias virtuais regionais com lideranças do sistema OAB.
Nos dois casos, o foco é a escuta ativa para mapear as demandas e identificar os desafios de forma localizada. Com isso, a OAB/SC irá elaborar um diagnóstico da prestação jurisdicional no Estado, com apoio das diretorias de relacionamento da instituição com as justiças Estadual, Federal, do Trabalho e Eleitoral, e que será apresentado aos tribunais no Estado.
“É fundamental reafirmarmos nossa independência e fortalecermos a interlocução com o sistema de justiça e demais poderes e órgãos para, de forma cooperada e colaborativa, solucionarmos gargalos e buscarmos melhorias na prestação jurisdicional, o que impacta sobremaneira a atuação da advocacia e os resultados esperados pelos catarinenses que têm demandas judiciais”, destaca o dirigente.
“A presença da OAB/SC começa pela escuta qualificada. Estamos promovendo esse diálogo regionalizado para que as soluções sejam construídas a partir da realidade de cada comarca. Nosso compromisso é com uma atuação eficaz, permanente e propositiva em favor das prerrogativas e da boa prestação jurisdicional”, complementa Mandelli.
Entre as principais demandas apresentadas no interior do Estado, a preocupação com o chamado “golpe do falso advogado”, que tem lesado advogados e cidadãos, e com ativismo judicial e abusos, em especial do Supremo Tribunal Federal (STF).
A OAB/SC lançou logo no início da atual gestão um conjunto de ações para combater o golpe, com a criação de uma força-tarefa e mobilização que resultou na determinação do Ministério da Justiça para a Polícia Federal investigar as ocorrências em todo o País.
No interior, Mandelli tem recebido apoio também para as iniciativas como a defesa da sustentação oral da advocacia quando representa um cidadão e contra a vedação de uso do celular em sessões de julgamento.
Pontualmente, a advocacia do interior também tem apontado morosidade processual, ausência de magistrados em comarcas e questões estruturais nos fóruns.
Deixe seu comentário