<
Jogos Paradesportivos

Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina

Cidade receberá entre 17 e 21 de setembro mais de 2.470 atletas em 14 modalidades, com legado de acessibilidade e inclusão

Na tarde desta terça-feira (19 de agosto), a Prefeitura de Lages e o Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), lançaram oficialmente a 18ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O evento reuniu autoridades, imprensa e apoiadores no Mercado Público Municipal.

São 2.479 atletas inscritos, representando 74 municípios, distribuídos em 14 modalidades. Deste número, cerca de 2.400 pessoas, entre atletas e comissão técnica serão recebidos em 17 escolas selecionadas como alojamentos e, para isso, as unidades passam por obras de acessibilidade.

Essa infraestrutura permanecerá como legado para a comunidade, deixando ambientes mais inclusivos, sendo que a cidade contará com 12 locais de competição.

Na disputa, Lages terá papel de destaque com 145 atletas, sendo a quarta maior delegação do Parajasc. Durante o lançamento, a prefeita Carmen Zanotto destacou o empenho da cidade e a parceria com o Governo do Estado.

“Estamos trabalhando muito para realizar o melhor Parajasc da história. Nosso objetivo é entregar locais em condições ideais para as modalidades e deixar um legado permanente, com escolas e espaços esportivos mais acessíveis para toda a comunidade. A parceria com o Governo do Estado, através do governador Jorginho Mello, tem sido fundamental para alcançarmos esse resultado”, enfatiza.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, apontou a união de esforços na organização. “Diversas secretarias da Prefeitura e a Fesporte estão atuando junto à Comissão Central Organizadora para que tudo esteja perfeito. Teremos muitas novidades e uma abertura oficial que promete emocionar o público. Será uma oportunidade de prestigiar o esporte e incentivar mais pessoas a buscar sua inserção por meio dele”, conclui Tyrone.

Presidente da Fesporte, Jeferson Batista, hoje é um dia de celebração para o esporte catarinense e, principalmente, para o paradesporto. “O lançamento da 18ª edição do Parajasc aqui em Lages marca mais do que o início de uma competição, marca o reconhecimento e a valorização dos nossos atletas. Em nome da Fesporte e do Governo do Estado, agradeço à prefeita Carmen Zanotto e a toda a equipe da Prefeitura de Lages pelo compromisso e empenho na realização deste grande evento. O investimento na estrutura e na acessibilidade é um reflexo direto do nosso compromisso com a inclusão social e com o esporte como ferramenta de transformação”, diz.

A abertura oficial será no Centroserra Convention Center, com apresentações artísticas e inovações voltadas à inclusão, prometendo um dos momentos mais marcantes dos jogos.

A natação acorrerá em Blumenau, no complexo aquático da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Após visita técnica da Federação Aquática de Santa Catarina, foi decidido que, devido ao clima e à estrutura local com piscina aberta, necessitando de uma temperatura mínima na água para iniciar a competição, seria mais seguro transferir a modalidade para garantir condições ideais aos atletas.

“Foi uma decisão técnica, decidida em conjunto com a Federação e a Fesporte, sempre pensando no que é melhor para os competidores”, explica Tyrone.

Datas e modalidades

Período: 17 a 21 de setembro

Inscritos: 2.479 atletas

Modalidades: atletismo, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.

Estrutura

12 locais de competição: Centroserra, Jones Minosso, Sest/Senat, Apae, Centro Dia do Idoso, Clube Caça e Tiro, Sauna Clube, Cancha Caravaggio, Samt, Escola de Judô, Uniplac e Furb.

Alojamento: 2.322 pessoas serão recebidas em 17 escolas estaduais que passam por obras de acessibilidade. Essas adaptações permanecerão como legado de inclusão para a comunidade.

Investimentos do Governo do Estado

Realização do Parajasc: R$ 998.271,40

Delegações

Municípios inscritos: 74

Maiores delegações:

  1. Joinville – 276 atletas
  2. Chapecó – 236
  3. Blumenau – 236
  4. Lages – 145
  5. Itajaí – 142

Apoiadores confirmados

Coloplast, Uniplac, Obradec e Instituto Viva já estão entre os parceiros que contribuem para a realização dos jogos.

Fotos: Nilton Wolff

Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina Anterior

Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina

Charles Gauche brilha no Pan-Americano 2025 e garante vaga para o Mundial Próximo

Charles Gauche brilha no Pan-Americano 2025 e garante vaga para o Mundial

Deixe seu comentário