<
Xadrez

Charles Gauche brilha no Pan-Americano 2025 e garante vaga para o Mundial

O enxadrista lageano Charles Gauche, representante da equipe Lages Xadrez Clube/FME, teve uma atuação de destaque no Campeonato Pan-Americano Sênior 2025, realizado em João Pessoa (PB) entre os dias 18 e 24 de agosto. Considerada uma das edições mais fortes da história, a competição reuniu 49 jogadores de 11 países e foi disputada em três modalidades: Blitz (10 minutos), Rápido (30 minutos) e Clássico (4 horas).

Gauche foi o único representante de Lages no torneio e brilhou nas três categorias. Ele conquistou o título de Campeão no Blitz, ficou com o vice-campeonato no Rápido e garantiu a medalha de bronze no Clássico, a principal modalidade, terminando em 3º lugar nas Américas. À frente dele ficaram apenas os Grandes Mestres Andrés Rodrigues (Uruguai) e Darcy Lima (Brasil).

A campanha do lageano foi consistente: em nove partidas, somou cinco vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota. Com esse resultado, Charles assegurou vaga para o Campeonato Mundial 2026, será o representante oficial das Américas no próximo Pan-Americano e ainda somou 29 pontos no ranking internacional.

“Ser acolhido como sou em Lages motiva demais, e a vontade de vencer, que sempre tive, fica ainda maior. Que equipe maravilhosa é a lageana”, afirmou emocionado o Mestre Charles, que obteve sua segunda norma para o título de Mestre Internacional. Atualmente com 2.150 pontos no ranking, ele precisa de três normas e atingir 2.400 pontos para conquistar a titulação máxima.

A participação no Pan-Americano contou com o apoio do Lages Xadrez Clube, patrocinado pela Berneck. Agora, o próximo desafio de Gauche será em Blumenau, entre os dias 12 e 14 de setembro, quando disputa o IRT – International Rating Tournament junto com a equipe lageana.


Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina Anterior

Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina

Patrick Cruz Próximo

Patrick Cruz

Deixe seu comentário