logo RCN

Trop Tech vai qualificar mão de obra para o mercado de tecnologia

  • Lançamento do projeto ocorreu no Orion Parque Tecnológico

    Cláudia Pavão

Em um mundo totalmente dependente da tecnologia, as vagas de trabalho no setor crescem e, cada vez mais, falta a mão de obra qualificada. E é para suprir essa demanda que a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) criou o Trop Tech, objetivo formar um profissional desenvolvedor com flexibilidade, mobilidade e que tenha crescimento rápido de carreira. O projeto foi lançado na manhã de quinta-feira (20), em um café da manhã para a imprensa, no Orion Parque Tecnológico.

Sabrina Bet, coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Uniplac, e também do projeto Trop Tech, explica que a ideia nasceu a partir de uma iniciativa do Governo do Estado, com o lançamento de um edital, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), voltado à formação de mão de obra de desenvolvedores na área de tecnologia. A professora foi a responsável por tomar à frente e escrever o projeto que, na sequência recebeu apoio da própria universidade, de empresas e outras instituições.

O projeto apresentado, propõe a qualificação de 210 pessoas, ainda este ano, para desenvolvimento de sistemas. Será um curso de extensão, com duração de nove meses (abril a dezembro), 600 horas/aula, de forma remota e totalmente gratuito. Ao final, os concluintes receberão certificado de desenvolvedor de sistema web. As aulas serão ministradas por professores selecionados nas empresas de tecnologia, e que já atuam e conhecem o tipo de profissional necessário na área. "A expectativa da taxa de empregabilidade é de 100%. Nossa região precisa de muitos profissionais desse tipo. Aqui em Lages, temos mais de 300 vagas abertas no setor", reforça Sabrina.

Estão aptas a participar desse projeto, todas as pessoas a partir de 16 anos de idade, que estejam, pelo menos, cursando o ensino médio. Além disso, não tem limite de idade. É para quem quer se qualificar e entrar no mercado de trabalho, para quem está desempregado ou, ainda, para quem quer mudar de emprego. Qualquer pessoa pode participar."

Para fazer o curso, o candidato precisa ter um computador e acesso à internet. Para quem não tem esses recursos, a Uniplac vai disponibilizar um espaço físico para o acompanhamento das aulas.

Para o lançamento do projeto, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, esteve presente e destacou que o investimento em qualificação nas áreas tecnológicas tem sido uma preocupação do Governo do Estado, obedecendo os potenciais e as necessidades de cada região, a exemplo do projeto apresentado pela Uniplac, identificando parceiros locais, como os centros de inovação e parques tecnológicos. "Isso é necessário para que possamos trabalhar nosso maior desafio, que é trazer as pessoas para esse ecossistema, formar e manter essas pessoas até o final dessa formação, para que possam ter oportunidades dentro da área tecnológica e de inovação", destacou Holthausen.

Para viabilizar o projeto, a Uniplac conta com as parcerias da Fapesc e da Acate, que são os financiadores; e ainda, Prefeitura de Lages, Orion Parque Tecnológico, Núcleo de Tecnologia da Acil, e empresas da região, a exemplo da NDDTech, ATPlus e Ueek. "É um projeto feito a muitas mãos e que tem refletido o sentimento de pertencimento de todos, já que é um projeto desenvolvido para a Serra Catarinense", diz Sabrina, lembrando que "esta é uma área muito carente de profissionais. Temos uma previsão de deficit de mais de 70 mil profissionais por ano, e a Serra Catarinense também precisa desse profissional para se desenvolver."


Sobre o TropTech

O projeto surgiu em resposta ao Edital de Chamada Pública Fapesc nº 42/2021, - Programa de Apoio a Curso de Formação de Desenvolvedores para Tecnologia de Informação (TI) no Ecossistema de Inovação de Santa Catarina - Programa DEV-TI SC+TEC.

Serão oferecidas, inicialmente, 210 bolsas de estudo de 100%. Sete turmas com 30 alunos. As inscrições podem ser feitas no site: troptech.com.br, até o dia 4 de março. O início das aulas está previsto para o mês de abril.

Mais informações no site: troptech.com.br


SC Gás amplia rede de distribuição em Lages Anterior

SC Gás amplia rede de distribuição em Lages

Boa fase econômica: Hotéis de Lages lotam até nos dias de semana Próximo

Boa fase econômica: Hotéis de Lages lotam até nos dias de semana

Deixe seu comentário