Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Propriedade é respaldada como Unidade de Referência Tecnológica de cultivo do lúpulo
Lúpulo é o nome popular da planta Humulus lupulus. Uma planta que se desenvolve com facilidade em regiões com climas mais frios, como a Europa e a América do Norte. A planta fêmea é a utilizada na produção de cervejas em todo o mundo.
No preparo da cerveja, o lúpulo é adicionado durante o processo de fervura do mosto cervejeiro, atuando não apenas no desenvolvimento do seu sabor, mas oferece também outras propriedades salutares. Mosto é todo tipo de mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica.
Termo usado na elaboração da cerveja, sendo o produto da fase da mosturação ou brassagem, que compreende a mistura do malte triturado com água, a uma temperatura específica. Dali em diante, as enzimas que se desenvolveram durante a malteação começam a agir, transformando o amido em açúcares fermentescíveis e não fermentescíveis.
O lúpulo é adicionado à receita da cerveja para garantir o sucesso da produção desta bebida. As principais propriedades do lúpulo são amargor, aroma e sabor característicos, efeitos bactericida e antioxidante e formação da espuma.
Na sexta-feira (19 de março) aconteceu o primeiro encontro in loco durante todo o dia, na Unidade de Referência Tecnológica (URT) inédita em Santa Catarina, a propriedade da Família Carraro, situada na localidade Macacos, distrito Índios, com a finalidade de tornar a implantação do lúpulo uma realidade consolidada, uma cultura que surge como uma nova alternativa de renda para o pequeno, médio e grande produtor rural do município de Lages e da região serrana do Estado de Santa Catarina. Esta área, onde esta cultura está em fase de inserção, possui aproximadamente 0,4 hectares totais, uma união que conta com a presença do gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Lages, José Márcio Lehmann, e o extensionista rural do escritório da Epagri em Lages, Pedro Donizete de Souza, além da prefeitura, através do secretário municipal da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro; da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), com seus coordenadores de projetos, Felipe Sommer e Mariana Freitas, bem como produtores rurais parceiros.
A Unidade de Referência Tecnológica (URT) de lúpulo, instituída na propriedade da Família Carraro, consiste em um projeto de referência nacional, localizado bem próximo ao perímetro urbano de Lages, e servirá como um laboratório a céu aberto. "Em que todos terão a oportunidade de conhecê-lo, e para quem acompanha direto conseguirá sempre melhorar o sistema, introduzindo o manejo mais adequado com desenvolvimento e adaptação da cultura. Será tanto para extensionistas e técnicos, quanto para produtores interessados, trazendo, assim, para o futuro produtor que queira fazer toda esta produção, todo o fomento e acompanhamento técnico realizado através das entidades", pontua o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro, lembrando que existem algumas outras plantações de lúpulo na região de Lages, porém, esta de Macacos é modelo tecnológico, a primeira URT.
bAs Unidades de Referência Tecnológica (URTs) são propriedades rurais selecionadas pelos técnicos da Epagri para receber novas tecnologias e servir de modelo para agricultores da região. Nestes locais são realizados cursos, dias de campo, oficinas e reuniões para que os participantes vejam, na prática, que vale a pena adotar as tecnologias orientadas pela Epagri.
Deixe seu comentário