<
logo RCN

Propriedade é respaldada como Unidade de Referência Tecnológica de cultivo do lúpulo

Lúpulo é o nome popular da planta Humulus lupulus. Uma planta que se desenvolve com facilidade em regiões com climas mais frios, como a Europa e a América do Norte. A planta fêmea é a utilizada na produção de cervejas em todo o mundo. 

No preparo da cerveja, o lúpulo é adicionado durante o processo de fervura do mosto cervejeiro, atuando não apenas no desenvolvimento do seu sabor, mas oferece também outras propriedades salutares. Mosto é todo tipo de mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica. 

Termo usado na elaboração da cerveja, sendo o produto da fase da mosturação ou brassagem, que compreende a mistura do malte triturado com água, a uma temperatura específica. Dali em diante, as enzimas que se desenvolveram durante a malteação começam a agir, transformando o amido em açúcares fermentescíveis e não fermentescíveis. 

O lúpulo é adicionado à receita da cerveja para garantir o sucesso da produção desta bebida. As principais propriedades do lúpulo são amargor, aroma e sabor característicos, efeitos bactericida e antioxidante e formação da espuma. 

Na sexta-feira (19 de março) aconteceu o primeiro encontro in loco durante todo o dia, na Unidade de Referência Tecnológica (URT) inédita em Santa Catarina, a propriedade da Família Carraro, situada na localidade Macacos, distrito Índios, com a finalidade de tornar a implantação do lúpulo uma realidade consolidada, uma cultura que surge como uma nova alternativa de renda para o pequeno, médio e grande produtor rural do município de Lages e da região serrana do Estado de Santa Catarina. Esta área, onde esta cultura está em fase de inserção, possui aproximadamente 0,4 hectares totais, uma união que conta com a presença do gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Lages, José Márcio Lehmann, e o extensionista rural do escritório da Epagri em Lages, Pedro Donizete de Souza, além da prefeitura, através do secretário municipal da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro; da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), com seus coordenadores de projetos, Felipe Sommer e Mariana Freitas, bem como produtores rurais parceiros. 

A Unidade de Referência Tecnológica (URT) de lúpulo, instituída na propriedade da Família Carraro, consiste em um projeto de referência nacional, localizado bem próximo ao perímetro urbano de Lages, e servirá como um laboratório a céu aberto. "Em que todos terão a oportunidade de conhecê-lo, e para quem acompanha direto conseguirá sempre melhorar o sistema, introduzindo o manejo mais adequado com desenvolvimento e adaptação da cultura. Será tanto para extensionistas e técnicos, quanto para produtores interessados, trazendo, assim, para o futuro produtor que queira fazer toda esta produção, todo o fomento e acompanhamento técnico realizado através das entidades", pontua o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro, lembrando que existem algumas outras plantações de lúpulo na região de Lages, porém, esta de Macacos é modelo tecnológico, a primeira URT. 

bAs Unidades de Referência Tecnológica (URTs) são propriedades rurais selecionadas pelos técnicos da Epagri para receber novas tecnologias e servir de modelo para agricultores da região. Nestes locais são realizados cursos, dias de campo, oficinas e reuniões para que os participantes vejam, na prática, que vale a pena adotar as tecnologias orientadas pela Epagri. 

ACIL oficializa abertura do Núcleo de Agronegócios Anterior

ACIL oficializa abertura do Núcleo de Agronegócios

Polícia Militar apreende 118,4 quilos de pinhão Próximo

Polícia Militar apreende 118,4 quilos de pinhão

Deixe seu comentário