logo RCN

Palestra aborda implantação da Zona de Processamento de Exportação em Lages

  • Ary Barbosa de Jesus Filho/PML

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon, ex-prefeito de Chapecó, atendendo ao convite da Prefeitura de Lages e da Associação Empresarial (ACIL), esteve na cidade para esclarecer os objetivos e os trâmites administrativos da implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município. Para os esclarecimentos técnicos aos empreendedores e autoridades lageanas, Buligon convidou o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Neri dos Santos, que já administrou a ZPE de Imbituba, quando o projeto foi inicialmente criado na década de 1990.

Agora a ZPE está sendo restabelecida por meio de novo marco regulatório, iniciativa do Governo do Estado, com implantação em três municípios catarinenses: Lages, Dionísio Cerqueira e Imbituba. Pelas novas regras e normas jurídico-administrativas, a ZPE terá efetiva gestão feita pela iniciativa privada.

A ZPE será um distrito de exportação de produtos e serviços que abrange um raio de 30 quilômetros de distância da sede administrativa. Ou seja, a ZPE de Lages englobará vários municípios situados nos arredores, oportunizando a integração de empreendimentos que estejam dentro deste território delimitado. Poderão fazer parte da ZPE novos empreendimentos, com CNPJ próprio, porém isso não impede que empresas já estabelecidas na área distrital da ZPE possam participar da cadeia produtiva dos empreendimentos "afiliados" à ZPE.

Buligon explicou que a ZPE tem como objetivo criar oportunidades para os empreendedores que queiram produzir e exportar, sejam produtos acabados ou serviços. E a geração de novos empregos é outro importante objetivo da ZPE. "Tenho dito que a ZPE é um mar de oportunidades para os empreendedores, pois eles além das vantagens tarifárias da exportação poderão comercializar seus produtos no mercado interno, pagando para isso, logicamente, os devidos impostos. Também poderão abrir conta bancária e movimentar o dinheiro fruto das exportações em determinado país para o qual foi feita a exportação. E importar insumos de que necessitem com vantagens tarifárias", disse Buligon.

O prefeito em exercício, Juliano Polese, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori, presentes à reunião de trabalho na ACIL, ressaltaram a importância da ZPE, no contexto de desenvolvimento de Lages. "Estamos otimistas com esta nova oportunidade de desenvolvimento a ser gerado por este distrito de exportação. Isso significa que Lages terá mais geração de emprego, renda e riqueza. A ZPE de Lages será grande atrativo para novos empreendimentos, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico regional", falou Juliano.

"Entre os 295 municípios de Santa Catarina, Lages foi uma das três cidades contempladas com a ZPE e somos gratos ao Governo do Estado pela iniciativa", conclui, o secretário Álvaro Joinha.

MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS Anterior

MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS

Veja quais são as 20 cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina em 2021 Próximo

Veja quais são as 20 cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina em 2021

Deixe seu comentário