Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Operadora catarinense irá operar roteiros de trekking na Coxilha Rica
A Operadora Target Ecoturismo, de Timbó, no Vale Europeu, que atua em destinos internacionais, como Tanzânia (África), Peru, Argentina, Bolívia, Venezuela e especialmente Chile, realizou visita técnica, entre 24 e 26 de março, na Coxilha Rica para mapeamento e desenvolvimento de roteiros voltados para o circuito e a travessia de trekking.
Entre os atrativos da Coxilha apreseentados á operadora, estão os três acessos da SC-390, BR-2 e estrada da Localidade de Morrinhos, além da estrada do Raposo. Na rota, os visitantes estiveram na Fazendas Lua Cheia, Hotel Queijo, Fazenda Rodeio Bonito, Fazenda São João (1800), Fazenda Tijolinho (1906), Fazenda Igrejinha (1896) e Fazenda São José da Boa Vista (1917), essa última tombada pelo Patrimônio Histórico (Iphan). Além das estruturas de hospedagem, a equipe percorreu os rios Pelotinhas e Lava Tudo, além dos corredores do Caminho das Tropas, os cemitérios históricos e igrejas da comunidade de Coxilha Rica, entre elas a de Morrinhos,e a de São Jorge e Raposo.
A proposta da travessia e quem sabe de um futuro circuito, é percorrer os campos, finalizando os dias de caminhadas nas fazendas e casarões históricos, passando pelos corredores das tropas, pelos rios e cachoeiras, com percursos em torno de 40quilômetros e 50 quilômetros de caminhada, o que daria entre três e quatro dias.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Mondadori, salienta que "é de vital importância apoiarmos a vinda de novas operadoras e agências para o desenvolvimento dos produtos turísticos e, principalmente, através do networking e capilaridade dos clientes nacionais destas agências, promovendo vendas e negócios para nossas redes hoteleira, gastronômica e prestadores de serviços turísticos da região".
Juliano Sant'Ana, representante da operadora de turismo, registra: "Foi importante o apoio do Departamento de Turismo de Lages para acessar as fazendas, caminhos e hotéis da região, promovendo novas conexões e possibilidades de futuras parcerias para o turismo de natureza na região. Coxilha Rica é um gigante adormecido, com grande potencial para ser uma das principais atrações de Santa Catarina nas mais variadas modalidades de turismo".
Lages e o Turismo Rural
A Coxilha Rica é um patrimônio histórico e cultural da Serra Catarinense, além da riqueza histórica, destaca-se na pecuária, soja e madeira. O Turismo é uma atividade dinâmica e envolve o associativismo dos empresários em prol do desenvolvimento econômico através dos seus produtos, como a rede hoteleira com 3 mil leitos disponíveis em Lages e 25 meios de hospedagem e mais de 50 opções entre restaurantes, cafeterias e bares.
Ressalte-se o primeiro hotel fazenda do país, o Pedras Brancas, além do Hotel Fazenda Boqueirão, Pousada Refúgio do Lago, Pousada Rural do Sesc e novas fazendas que começam a receber na Coxilha, como as fazendas Rio Bonito, São João, Rancho Amigo, São José da Boa Vista, Tijolinho, Trindade e investimentos no entorno da Coxilha Rica em função do novo asfalto de 27 km, que começam a operar ainda neste ano como o Hotel Fazenda Cerro Azul, com 48 apartamentos; e a Fazenda Estrela.
Target
Prestes a completar sete anos de mercado, os sócios Juliano Sant'Ana e Emerson Bernardes caminham pelos campos, cânions e montanhas da Serra Catarinense e outras regiões há aproximadamente 10 anos, quando, inicialmente, planejaram e executaram uma mudança impactante de vida, focada em resgatar qualidade de vida e saúde através de aventuras por montanhas de altitude. O primeiro grande desafio foi o Aconcágua, a maior montanha das Américas, considerada a maior do mundo fora do Himalaia com 6.962m de altitude. A responsável por toda transformação da dupla, que após essa expedição em 2013, entraram definitivamente para um mundo de caminhadas pela natureza, trilhas e montanhas.
De lá para cá, passaram pelo Kilimanjaro, Huayna Potosi, Monte Roraima, Jalapão entre diversas trilhas e destinos de natureza no Brasil e, recentemente, destinos especiais da América do Sul, como Salkantay com Machu Picchu (Peru) e Patagônia Chilena, destacando o Parque Nacional Torres Del Paine.
Este Parque Nacional consolida esta história e transforma a Target em uma das Operadoras de Ecoturismo e Aventura do Brasil que mais envia brasileiros para realizarem os tradicionais Circuitos W e O de Torres del Paine.
Todo o aprendizado e as experiências adquiridas internacionalmente somados às experiências de Gestão de Marketing em Turismo de Juliano Sant'Ana e a visão comercial de Emerson Bernardes, são hoje aplicadas na elaboração de roteiros de caminhada pelo estado de Santa Catarina, promovendo profissionalização e fomento do turismo do estado, atraindo turistas do Brasil e Mundo.
Deixe seu comentário