logo RCN

Novo Código Ambiental: Do licenciamento Ambiental

São passíveis de licenciamento ambiental pelo IMA as atividades potencialmente causadoras de degradação ambiental. O Consema manterá lista atualizada das atividades que devem ser licenciadas.

DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PELOS MUNICÍPIOS
O licenciamento das atividades ou dos empreendimentos de impacto local será de atribuição dos municípios consorciados ou não, mediante anuência do Consema, e considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento. No entanto, os municípios devem obedecer aos mesmos critérios técnicos observados pelo IMA, quando da análise de licenciamentos locais.

DAS LICENÇAS AMBIENTAIS
O licenciamento ordinário será efetuado por meio da emissão de Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI), Licença Ambiental de Operação (LAO) e Licença Ambiental por Compromisso (LAC).

LICENÇA AMBIENTAL POR ADESÃO E COMPROMISSO- LAC
A Documentação é enviada via sistema eletrônico pelo técnico responsável. O aceite e confiabilidade na responsabilidade técnica apresentada pelo empreendedor culminarão na emissão automática da autorização, caso todos os requisitos legais sejam cumpridos.
A LAC será concedida eletronicamente para atividades que sejam enquadradas, cumulativamente, como de pequeno ou médio porte e de pequeno ou médio potencial poluidor degradador, assim definidos pelo Consema.
As atividades de: I - transporte de produtos perigosos;II - antenas de telecomunicação; III - obras públicas de infraestrutura, de transporte e rodoviárias; IV - avicultura e suinocultura, serão sempre licenciadas por LAC, independentemente do porte e potencial poluidor, desde que não impliquem em supressão de vegetação.

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL - AuA.
Nos casos de atividades ou empreendimento potencialmente causadores de pequeno impacto ambiental, assim definido por Resolução do Consema, sendo expedidas após a avaliação acerca da viabilidade locacional e técnica, contendo condicionantes de implantação e de operação do objeto autorizado.

AUTORIZAÇÃO DE CORTE DE VEGETAÇÃO - AUC
Permitida supressão de espécies nativas, mediante projeto técnico e conforme observância da legislação ambiental vigente.
OBS: Fica autorizada a remoção e a utilização própria e sem fins comerciais, sem prévia licença ambiental oficial, da vegetação morta/caída, danificada, ou que coloque em risco o patrimônio e/ou a vida, em razão de severos fenômenos climáticos ocorridos com repercussão difundida e confirmada por órgãos públicos. Mediante termo com auto declaração do proprietário, contendo descritivo do ocorrido, situação da vegetação e do local no entorno e registro fotográfico.
ACOMPANHE NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES MAIS DETALHES DO NOVO CÓDIGO AMBIENTAL CATARINENSE

Santa Catarina tem menor taxa de desemprego do país Anterior

Santa Catarina tem menor taxa de desemprego do país

Lages tem até o dia 4 para oficializar criação da ZPE Próximo

Lages tem até o dia 4 para oficializar criação da ZPE

Deixe seu comentário