<
logo RCN
Expolages

Feira 2024 vai mostrar o melhor da Serra Catarinense

De 9 a 13 de outubro, a Feira Multissetorial, organizada pela Associação Empresarial de Lages (Acil), reunirá mais de 40 expositores nos pavilhões Tito Bianchini e Affonso Ribeiro dentro da Expolages, refletindo a força econômica e a diversidade produtiva da Serra Catarinense, com a participação de empresas de diferentes segmentos, como tecnologia, comércio, indústria, agronegócio e serviços. O evento faz parte da Expolages, que mostra também todo o potencial da agropecuária regional.

A Feira Multissetorial destaca-se pela diversidade de produtos e serviços expostos, variando de equipamentos industriais a soluções digitais, alimentos, produtos de segurança e brinquedos, confirmando o potencial da região como um polo econômico diversificado.

Segundo o presidente da Acil, Antonio Wiggers, o evento reflete o compromisso da entidade em fomentar o desenvolvimento local, criando um ambiente propício para a geração de empregos, inovação e crescimento sustentável. "A Feira Multissetorial é um reflexo do vigor econômico da nossa região. Aqui, temos empresas que representam o passado, o presente e o futuro da Serra Catarinense", destacou.

Além da exposição de produtos, a feira contará com uma programação de palestras voltadas ao aprimoramento empresarial e à troca de conhecimentos entre os participantes, promovida pelo Sebrae, Órion Parque e Fiesc. As discussões abordarão temas como inovação, agronegócios e os desafios enfrentados pelos empresários em um cenário cada vez mais competitivo.

Uma das grandes novidades é a criação de um espaço dedicado à cerveja artesanal e à gastronomia, promovido pelo Núcleo de Negócios Cervejeiros da Acil. Esse ambiente exclusivo reunirá renomadas cervejarias da Serra Catarinense, como Eiswasser, Gued Beer, OG Mil 88, Cervejaria Urupema, União Serrana, Serena Brew e Serra Forte, oferecendo ao público uma experiência única com produtos de alta qualidade.

A Feira Multissetorial é uma realização da ACIL e conta com patrocínio do BRDE, do Grupo SCC e do Sicredi.

 

Pecuária em alta Serra Catarinense

Mauro Maciel

A alta nos preços da carne, registrada pelo Indicador do Boi Gordo Cepea/B3, a partir do mês de julho, traz um cenário de otimismo para a pecuária serrana que vai participar da Expolages 2024. A boa fase estimulou até a ampliação dos leilões que, neste ano, começam um dia mais cedo, na quarta-feira (09) e terminam somente na segunda-feira (14). Ao todo serão, oito leilões contemplando bovinos e equinos.

Márcio Pamplona, presidente do Sindicato Rural de Lages, avalia que o preço da arroba do gado está aumentando no Centro Oeste do Brasil, movimento percebido também na Serra Catarinense nos leilões de gado. “A procura por gado de abate também aumentou.”

Ele explica que, nesta época, há um aumento natural na oferta de bovinos. São animais engordados em áreas que agora serão utilizadas para o plantio das safras de verão e precisam ser ofertados ao mercado para liberar os campos ao plantio. Após essa oferta sazonal, a expectativa é de aumento relevante no preço da carne. “Mas já vivemos uma situação melhor que a de 2023.”

Segundo Pamplona, houve um aumento no número de animais que irão a julgamento na Expolages, tanto bovinos quanto equinos. Praticamente todas as baias estão lotadas. Elas abrigarão principalmente as raças de cavalo mangalarga, crioulo, quarto de milha e cavalo campeiro. Serão em torno de 180 cavalos.

Os bovinos também virão em bom número. Tanto os com argolas, que participarão dos julgamentos de genética, quanto os rústicos, que serão julgados na mangueiras. 

A quantidade de ovinos é a única que diminuiu. É que a Exposição Sul Brasileira de Ovinos não será realizada em Lages durante a Expolages, como ocorreu nos dois últimos anos. 

“A Expolages será um grande evento. Além dos animais, teremos exposição de máquinas, caminhonetes, automóveis e muito mais. Teremos também o encontro do Senar, que deve reunir cerca de mil produtores rurais de várias regiões catarinenses,” finaliza Márcio Pamplona. Na manhã de sexta-feira (11), os produtores participarão do encontro, que será realizado no Centro Serra e, à tarde, visitarão a Expolages no Parque de Exposições do Conta Dinheiro.

Preparativos entram na reta final para a maior feira multissetorial da Serra Catarinense Anterior

Preparativos entram na reta final para a maior feira multissetorial da Serra Catarinense

Empresas expõe seus negócios na HJ Conference Próximo

Empresas expõe seus negócios na HJ Conference

Deixe seu comentário