Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Criatividade para superar tempos difíceis
Que tal um drink para relaxar no final de semana ou depois de um dia difícil de trabalho? Melhor ainda. Entregue na porta da sua casa. Esta foi a ideia do bartender José Wanderley Pereira (51) para driblar as dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus.
O serviço 'Drinks no Portão' começa quando o cliente agenda um horário e um local, informando para quantas pessoas serão servidos os drinks, se são adultos, jovens ou crianças. Com estas informações, Wanderley apresenta uma sugestão das bebidas a serem servidas, coloca tudo no carro e leva até a porta da casa de quem fez a encomenda. "A ideia é fazer um atendimento rápido, sem aglomeração e respeitando as normas de distanciamento e higiene", diz o bartender.
Natural de Campos Novos, no Meio-Oeste Catarinense, Wanderley veio para Lages ainda muito jovem e logo começou a trabalhar como mensageiro no tradicional Map Hotel. Como ajudava os garçons nos horários de pico no restaurante do hotel, mudou de profissão e atuou em diferentes restaurantes da cidade.
O serviço de drinks virou paixão em 2001, após participar de um treinamento, em Florianópolis, e perceber que poderia atender a um nicho de mercado que é carente de mão-de-obra qualificada e rentável. "Foi então que decidi optar pelo setor de eventos. Desde 2009 sou Micro Empreendedor Individual (MEI). Deixei de ser empregado, passando a administrar meu próprio negócio."
Como garçom e, depois, bartender, Wanderley conquistou tudo. Desde amigos, carro, imóvel e, principalmente, o reconhecimento profissional. Com a pandemia, que há um ano mudou a vida das pessoas em todo o mundo, veio a incerteza, o cancelamento dos eventos e a necessidade de se adaptar às normas sanitárias. "É muito difícil mudar a execução de um serviço de um dia para outro. Cada evento é diferente do outro. Uma recepção de casamento, por exemplo, tem seu charme, isso facilita a execução de algumas regras, como mesas com distanciamento, serviço de alimentação e bebidas, mas uma festa de 15 anos, o ritmo é outro. Por isso, muitas pessoas cancelaram ou remarcaram os eventos."
Para driblar as dificuldades, em 2020, começou a preparar as bebidas em casa, engarrafar e entregar direto aos clientes. "No início foi um sucesso, mas aos poucos as vendas diminuíram."
A ideia do serviço 'Drinks no Portão' surgiu há alguns dias, quando uma amiga manifestou a vontade de tomar um drink sem álcool, porque estava tomando medicamentos e Wanderley quis surpreendê-la. "Coloquei alguns produtos no carro e fui fazer uma surpresa. Ela amou, postamos algumas fotos e logo viralizou. No mesmo dia, vendi o primeiro serviço."
O bartender afirma que é uma ótima opção para descontrair e até virou uma divertida brincadeira. "Algumas pessoas contratam o serviço como presente e mandam junto buquê de flores, por exemplo. É emocionante apertar a campainha e ver a alegria das pessoas em receber um Drink no Portão."
Alguns dos drinks que fazem parte do cardápio do 'Drinks no Portão são: Aperol Spritz, Gin Tônica com especiarias, Mojito, Morangos ao leite com a opção não alcoólico.
Deixe seu comentário