<
logo RCN
Tradição

Sapecadas contam com mais de 700 inscrições e superam as últimas edições

Aumentou o número de inscrições para a etapa regional do festival nativista, além da notável diversidade de regiões representadas, com a participação de Estados brasileiros que até então nunca haviam participado, inclusive da região Norte do país

Foram encerradas, neste domingo (13 de abril), as inscrições para a 31ª Sapecada da Canção Nativa e da 23ª Sapecada da Serra Catarinense, que acontecerão de 13 a 15 de junho, durante a realização da 35ª Festa Nacional do Pinhão.

Este ano o número de composições inscritas superaram as últimas edições, com um total de 735 inscrições efetivadas, sendo 525 para a Sapecada da Canção e 210 para a da Serra Catarinense.

É notável um aumento de inscrições para a etapa regional da Sapecada, e a diversidade de inscrições, com a participação de vários Estados brasileiros que até então nunca tinha participado.

“A primeira fase, composta pelas inscrições, foi encerrada com sucesso, superando os últimos anos, mesmo com um prazo menor. O aumento de inscrições para a Sapecada da Serra Catarinense reafirma a adesão dos catarinenses ao festival, o que é muito bom. Também tivemos inscrições do Rio de Janeiro e região Norte do país, além de outros países como o Uruguai, consagrando o sucesso do festival nativista, como uma produção lageana que leva a nossa cultura para todos os cantos da América Latina”, declara a secretária de Turismo, Ana Vieira.

No ano passado, as Sapecadas contaram com um total de 617 inscrições; já no ano de 2023 foram 520; em 2022 um total de 706 e no ano de 2021 foram 693 composições inscritas, conforme informações de Mário Arruda, um dos organizadores do festival, que acompanha os detalhes de cada edição.

“Das edições mais recentes, tivemos o maior número de inscrições para a Sapecada da Serra Catarinense, o que demonstra o maior interesse pela etapa regional do festival”, destaca Mário.

Três dias de triagem para selecionar as melhores composições

Todas as composições inscritas passarão por uma triagem que vai selecionar as músicas que participarão dos festivais, cada uma em sua categoria. As composições deverão ser formadas por letras e músicas inéditas.

A Comissão Julgadora selecionará 16 composições para classificatória da 31ª Sapecada da Canção Nativa e, destas, somente 12 se classificarão para fase final.

O primeiro, segundo e terceiro lugares da 23ª Sapecada da Serra Catarinense também terão participação garantida na etapa nacional, assim como a música mais popular da 23ª Sapecada da Serra Catarinense.

As avaliações e seleções dos inscritos serão realizadas por uma Comissão Julgadora, formada por sete pessoas, especialistas em composição musical e/ou poética e/ou de interpretação de reconhecida capacidade no cenário cultural e nativista, a critério da Comissão Organizadora das Sapecadas.

As audições e avaliações das composições inscritas acontecerão no Mercado Público de Lages nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2025. A Comissão Julgadora deverá também apontar quatro músicas suplentes para substituição, no caso de impedimento de qualquer uma das selecionadas.

Foto: Toninho Vieira/PML

Sapecadas contam com mais de 700 inscrições e superam as últimas edições Anterior

Sapecadas contam com mais de 700 inscrições e superam as últimas edições

Força-tarefa realiza os últimos preparativos no Morro da Cruz Próximo

Força-tarefa realiza os últimos preparativos no Morro da Cruz

Deixe seu comentário