logo RCN
Política

Olivete Salmória

As mudanças na composição da Câmara

O suplente Felício Martins vai voltar à Câmara de Vereadores, agora para substituir o vereador Ozair Coelho (Polaco) que assumiu a Secretaria da Agricultura. Digo que volta ao legislativo porque em 2016 ele ficou na primeira suplência do MDB – partido ao qual estava filiado – e chegou a assumir por um período no lugar do vereador Thiago Oliveira. Na eleição de 2020, Felício concorreu pelo PSD e fez apenas 897 votos, ficando na terceira suplência. Após a posse de Polaco no secretariado de Antonio Ceron, chegou-se até a cogitar a possibilidade do vereador licenciado, Jean Pierre Ezequiel (PSD), retornar à Câmara. Hoje ele está no gabinete da liderança do PSD, na Assembleia. Mas não passou de especulação. Da composição original da Câmara, isso é, dos 16 vereadores eleitos para esta legislatura, apenas 10 continuam ocupando suas cadeiras. Os seis outros são suplentes que ocupam, temporariamente, ou não as cadeiras do legislativo. Dos seis vereadores que não estão exercendo a função, quatro compõem o secretariado do prefeito Antonio Ceron: Álvaro Mondadori (Joinha) (PP) que está desde o início da administração como secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo; - Gabriel Córdova – eleito pelo PL, mas que estava sem partido quando foi chamado para ocupar a pasta desmembrada: Secretaria do Planejamento; - Jean Felipe (PP), que após deixar a presidência da Câmara foi chamado pelo prefeito interino (Polese) para assumir a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente que estava vaga desde a detenção de Eroni Delfes Rodrigues, e , - Ozair Coelho (Polaco) (PSD), recém nomeado secretário da Agricultura, pasta que ficou vaga desde quando Thiago Cordeiro abandonou o cargo. Outros dois deixaram a Câmara por diferentes motivos. - Jean Pierre Ezequiel (PDS), que primeiro deixou o legislativo para assumir a Secretaria da Assistência Social e este ano decidiu deixar o cargo (antes que o tirassem) e está hoje como assessor no gabinete da liderança do PDS na Assembleia e ,- Jubsnei , conhecido como Nei Casa Nossa (Republicanos), que por conta de uma condenação por crime econômico acabou  cassado.

Quem são os suplentes que assumiram as seis vagas?

- Katsumi Yamaguchi – (PP) entrou na vaga do vereador Álvaro Mondadori e está praticamente desde o início da legislatura.

- Robertinho Roque – 1º  suplente do PSL, agora integrando o União Brasil,  está substituindo o vereador Nei Casa Nossa

- Ênio o Vime– 1º suplente do PSD está substituindo o vereador  Jean Pierre

- Eder dos Santos Oliveira – da União Brasil está ocupando a vaga de Gabriel Córdova

- Odila Waldrich – suplente do PP, ela assumiu a vaga do vereador Jean Felipe

- Felício Martins (PSD) – assumiu na vaga do vereador Ozair Coelho, o Polaco

Destes suplentes, há alguns que fizeram mais de mil votos, como é o caso de Roberto Roque (1.205 votos) e Ênio do Vime (1.098 votos), mas outros conseguiram chegar a Câmara com um percentual muito baixo de representação, como de Odila Waltrich, segunda suplente do PP, que fez apenas 699 votos.

 

“Seguimos percorrendo o Estado, conversando diretamente com os diretores dos hospitais e com os gestores municipais. Conseguimos ampliar, por exemplo, em 12 o número de hospitais aptos a realizar cirurgias de alta complexidade em ortopedia. Sabemos que ainda temos um caminho pela frente, mas vemos também pessoas reconquistando qualidade de vida”

Secretária de Estado da Saúde, deputada Carmen Zanotto, quando do anúncio do governador da realização de 73.716 cirurgias eletivas desde o início de sua gestão

 

Dnit pede à prefeitura projeto para melhorar o tráfego na BR-282

O engenheiro do Dnit, Enio Spieker, esteve com o prefeito Antonio Ceron para levar a proposta para que o poder público elabore o projeto visando melhorar o tráfego no entorno do Lages Shopping Center, na BR-282. A ideia é desafogar o trânsito pela BR-282 naquela região, que em horários de pico chega a formar congestionamentos. O Dnit garante os recursos para as obras, mas não para elaboração do projeto. A ideia é incluir uma alça de via marginal a partir do aeroporto até o acesso ao loteamento Verdes Campos, inclusive com uma rotatória naquele local (na frente do motel). O projeto a ser elaborado contemplará também via marginal nos dois lados da rodovia naquele trecho.

Prefeito Ceron determinou que o Seplan busque uma empresa para elaborar o projeto

 

Terceiras faixas

O Dnit está concluindo os projetos de implantação das terceiras faixas na BR-282, em 12 pontos e numa extensão de 15 km, sendo 8 km no sentido interior e 6,7 km no sentido contrário. A subida da serra está mais contemplada a fim de facilitar a ultrapassagem de veículos pesados em um trecho de aclive. O edital projeta a construção de terceiras faixas entre o km 30 e o km 87. Em Águas Mornas, Rancho Queimado e Alfredo Wagner. Na segunda-feira passada, o Fórum das Entidades se reuniu com representantes do Dnit para discutir o assunto. Na verdade, os projetos estão em fase de aprovação e foi este o objetivo da reunião, já que as obras estão previstas para 2024.

 

Retorno à detenção

Na última segunda-feira, o Ministério Público entrou com recursos solicitando o retorno do ex-secretário do Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues à prisão, e também o retorno do prefeito Antonio Ceron à prisão domiciliar. Segundo a justificativa do MP, isso se torna necessário para “resguardar a ordem pública, pois há gravidade concreta e risco e reiteração deletiva”. Isso é, a promotoria teme que eles possam voltar a prática dos mesmos delitos que os levaram à detenção.

 

O caminho de São João Maria

O proprietário da Fazenda do Barreiro, Laélio Bianchini Ávila, deu uma sugestão para incremento do turismo em Lages. Ele lembrou que inúmeras pessoas se deslocam do mundo inteiro para a Europa para fazer o roteiro do Caminho de Santiago de Compostela. Por que não criarmos aqui uma trilha seguindo o caminho percorrido por São João Maria? Lembrou Laélio. Há pontos bem específicos em que o profeta percorreu no interior do município de Lages e de outros municípios de SC. Seria interessante mesmo aliar o turismo rural ao “Caminho de São João Maria”. A nossa região já é uma atração por si só, por sua geografia, fauna e flora. Basta ver como as cavalgadas atraem turistas até de outros países. É claro que para viabilizar este roteiro seria necessário fazer um grande levantamento dos locais em que o profeta percorreu e criar a infraestrutura de sustentação. Seria preciso criar pontos de pousadas ao longo do caminho. Mas, entendo que este seria um grande empreendimento, atraindo para cá milhares de pessoas que hoje praticam o Pedestrianismo (caminhadas).


Escolha dos diretores

Há alguns professores preocupados com a questão da eleição para escolha dos diretores das escolas estaduais (lembramos que o prefeito Ceron acabou com eleição para escolha dos diretores nas escolas municipais), uma vez que deveria ocorrer este ano. O coordenador regional da Educação, Armando Duarte, foi questionado e informou que o edital está sendo elaborado e as eleições irão acontecer até o final do ano. Alertou, contudo, que alguns critérios serão alterados. Não soube precisar exatamente quais serão eles. Presumo que seja aquele implantado na administração Raimundo Colombo, que exigia do candidato a diretor que apresentasse seu plano de gestão. Era a partir da aprovação do plano que era escolhido o diretor. O próprio coordenador Armando foi escolhido assim para dirigir o Colégio Industrial.

 

Eleições

Em Otacílio Costa, o vice-prefeito Leonir Ribeiro da Silva (PL) está tentando fortalecer seu nome com vistas às próximas eleições. Recentemente, ele foi convidado pelo governador Jorginho, do seu partido, para acompanhá-lo na recepção ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador tem demonstrado sua proximidade com o vice. Sabemos que o prefeito Fabiano Baldessar (MDB) já trabalha pela sua reeleição e internamente a relação com o vice sofreu alguns tropeços, certamente em função da disputa.

 

Aeroporto local

Nesta semana, iniciou a obra de construção civil e elétrica de implantação do equipamento de auxílio visual denominado Precision Approach Path Indicator (PAPI) – sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, na lateral esquerda da cabeceira 35 do Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages (código SBLJ). Previsão de conclusão em 1º de setembro. Importante equipar o nosso aeroporto, pois apesar de não ter voos comerciais regulares, recebe muitas aeronaves.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário