logo RCN
Política

Olivete Salmória

Lages não tem apreço pela sua história

Não é de hoje que o serrano, sobretudo o lageano, não mostra apreço por seus bens históricos e seus filhos ilustres. Aos poucos, todas aquelas antigas casas que existiam no Centro da cidade foram sendo dizimadas diante dos olhos da população, que acompanhou indiferente a demolição de uma a uma. Lages teve o privilégio de ter um filho desta terra como único catarinense a ocupar a Presidência da República, Nereu Ramos, mesmo que tenha sido por um curto período. O lageano sequer sabe onde ele nasceu e viveu, porque a moradia da família já foi demolida há muito tempo. Nada faz referência a Nereu, a não ser a estátua no calçadão. Ainda que foi feito o memorial, onde lá repousam os seus restos mortais, ao lado do Colégio Rosa. Mas isso só aconteceu na administração de Raimundo Colombo, na década de 1990. Essa falta de interesse pela sua história fez com que Lages perdesse, também, a principal personagem da história de SC: Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos. Os indícios de que ela nasceu aqui, mais propriamente na região de Morrinhos, na Coxilha Rica, são muitos e incontestáveis. Mas, quando foi aberto o edital para buscar sua nacionalidade, Laguna foi atrás das informações e montou todo o processo para reivindicar para si.  Nenhum lageano se levantou para contestar. Cito aqui apenas dois dos principais personagens históricos de SC, cujas vidas estão ligadas a essa terra por nascimento, mas que não parece ter importância para o nativo. Se isso não importa, o que dirá do restante dos bens imateriais ou materiais que marcam a história deste povo? Como o Corredor das Tropas, que remonta ao tempo do fundador Antônio Correia Pinto e, recentemente, foi alvo de depredação por parte de jeepeiros que participaram do Transcatarina. Não houve, por parte das autoridades do setor, qualquer preocupação quando permitiu que acontecesse nesta região, onde estão localizadas as taipas, património cultural que data do Século XVIII. O desleixo com nosso patrimônio histórico é tal, que somente agora está tramitando na Câmara uma emenda à Lei Orgânica do Município para incluir o Caminho das Tropas como os espaços territoriais protegidos e para que sua utilização dependa de prévia autorização. Mas será que somente isso bastará? Para um povo consciente de sua história, nem precisaria de leis para assegurar sua conservação.

 

“Eu sou filho da roça, criado no interior de Tangará, localidade de São Marcos. Sei bem como é viver na área rural e as dificuldades enfrentadas pelas famílias. O interior de Lages é extenso e rico. A agricultura familiar é organizada e forte, inclusive, para a merenda escolar. Orientei o secretário Polaco que todos os moradores sejam prioridade, independentemente do número de pessoas que vivem em cada casa.”

O prefeito Antonio Ceron, durante a posse do novo secretário da Agricultura, Ozair Coelho, o Polaco.

 

Batalha vai coordenar a bancada da Serra

A Bancada da Serra definiu seu coordenador, composta pelos deputados Lucas Neves (Podemos), Mário Motta (PSD) e Marcius Machado (PL). O escolhido é o advogado e ex-vereador de Lages, Mauricio Batalha, que coordenará o grupo nos próximos 14 meses.

Cada um dos três deputados da Serra deve presidir a bancada por 14 meses

  

A festa já era!

Entendo como extremamente importante a proposta da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) de discutir o modelo da Festa do Pinhão, cuja audiência pública aconteceu na semana passada. Contudo, independentemente do que se discuta ou conclua, a prefeitura e os responsáveis pela festa não ouvem e nem querem saber se a comunidade está satisfeita ou não. No ano passado, alguns profissionais da imprensa fizeram um documento, que foi entregue ao prefeito Ceron, fazendo uma série de sugestões para melhorar a área da comunicação do evento. E vejam no que deu! Ele engavetou e nunca deu satisfação. Se não responde à imprensa que, mal ou bem, é a porta-voz da comunidade, imagina o restante. O povo lageano já respondeu o que acha do modelo da festa, basta ver que só os jovens vão ao evento para assistir aos shows e nada mais. Mesmo porque, não há nada a fazer e ver lá, a não ser acompanhar os shows. Como disse: não passa de um festival de música. Entendo que a prefeitura teria de se afastar do evento e deixar por conta de iniciativas particulares continuar com o festival ou não.

 

Iniciativas

Recentemente, o presidente da Câmara de Vereadores de Painel, Hilário Júnior, registrou que se encontra adiantado no município o processo de Tombamento do Corredor das Tropas, em sua extensão incluída em seu território. O executivo da Amures, Walter Manfrói, registrou que a instituição trabalha com um projeto sobre o Caminho das Tropas com apoio do Sebrae, que está em fase de mapeamento no intuito da implantação de sinalização e resgate histórico e turístico do Corredor das Tropas.

 

Ainda as estradas

O secretário da Agricultura, Ozair Coelho, o Polaco, disse nesta segunda-feira, que se o tempo ajudar, em 60 dias quer deixar todas as estradas do interior em condições de trafegabilidade. Diz que vai abrir um canal de diálogo com as empresas de reflorestamento que tiram madeira do interior do município para colaborarem para manter as estradas em boas condições. A vereadora Katsumi Yamaguchi, do PP, solicitou uma audiência pública para discutir o assunto com a presença de 14 representantes de localidades do interior e ainda o presidente do Sindimadeira, Paulo César da Costa, visto que é a circulação de caminhões carregados de toras dos inúmeros reflorestamentos da região a responsável pelo estado precário das vias do interior. Mas isso só irá acontecer em 21 de setembro.  É mais do que o tempo necessário para o novo secretário dar um jeito na situação.

 

Tarifa Zero

Enquanto em Lages só há gratuidade no transporte coletivo urbano para quem tem mais de 65 anos, em muitos municípios (70 no Brasil todo) o transporte urbano já é gratuito para todos, como o caso de Garopaba (SC).  Lembro que esta era uma das bandeiras da campanha do vereador Jair Júnior e, recentemente, o vereador Leandro do Amendoim abraçou a causa. Mas, antes dele, o vereador Agnelo Miranda já havia marcado uma audiência pública para discutir a questão, que foi marcada para o dia 31 deste mês de agosto. Com tanto empenho dos vereadores, creio que agora estamos perto de conseguir a tarifa dos ônibus coletivos de graça. Mas, se apenas com a gratuidade para os que têm acima de 65 anos a prefeitura já repassa quase R$ 300 mil mensais para a Transul, o quanto teria de repassar com a tarifa zero? Alguém tem de pagar a conta!

 

Especulação

Está circulando nas redes sociais que Antonio Ceron fará novas alterações na equipe com o objetivo de dar maior agilidade às ações da prefeitura. Quer apagar os problemas vividos nos últimos meses com obras. Dentre tais mudanças, que estariam ainda por acontecer, citam a nomeação do vereador Gerson dos Santos para a pasta da Assistência Social. Consultei a assessoria do mesmo a respeito e me afirmaram que não procede, não passa de especulação.

 

Resultado

Questionei o coordenador regional da Educação, professor Armando Duarte, a respeito das bolsas dos estudantes do ensino médio instituída no governo passado, e que segundo alguns professores foi cortada em 80%. E a consequência disso será a volta da evasão escolar. O governo havia instituído a bolsa de R$ 600,00 para evitar que os jovens deixassem a escola para ter de trabalhar. Mas, levantamento realizado pela própria pasta da educação, aponta que o programa não deu o resultado esperado, isto é: conter a evasão escolar.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário