Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
PP predomina no secretariado
Ainda quando estava detido na penitenciária de Itajaí, consta que o prefeito Antonio Ceron estava propenso a renunciar diante das circunstâncias em que foi colocado pela Operação Mensageiro. Pessoas mais chegadas da família agora dizem que a ideia não é renunciar, porque, feito isso, seria o mesmo que admitir sua culpa. Na grande verdade, a sua biografia já foi afetada e, com ou sem renúncia, isso não será alterado. Já são tantas as condenações de prefeitos e o envolvimento com a justiça que, as pessoas mais chegadas, acreditam que o caso Semasa será mais um que cairá no esquecimento coletivo daqui a alguns meses. Isso se chama apego ao poder. Mesmo em circunstâncias desfavoráveis não o larga, querendo usufruir dele até a última gota ou último contrato. Quanto ao ex-secretário da Semasa, Jurandi Agustini, a informação que se tem é de que deve fixar moradia mesmo na capital, não pretende mais voltar para Lages. Estará também passando por um momento delicado em se tratando da saúde. Ficar em Lages significa lembrar do ocorrido a cada vez que sair para a rua. Já quanto à situação do paço, não sabemos ainda até onde o prefeito interino, Juliano Polese, está disposto a ir na extirpação do PSD do governo, para o PP se apossar de vez do poder. Com as substituições feitas a partir das prisões e as exonerações, a presença do PSD no primeiro escalão da prefeitura reduziu consideravelmente, na medida em que o PP ganha espaço. João Alberto Duarte, Antônio Arruda, Eroni Delfes, Jurandi Agustini e Jean Pierre eram os secretários mais chegados ao prefeito Ceron e, consequentemente, os mais influentes e poderosos. Destes só restou João Alberto que, coincidentemente, é também o presidente do PSD em Lages. Tirando este, haveria ainda apenas dois com ligações mais fortes com o PSD: o presidente do LagesPrevi, Aldo Honório e o secretário da Agricultura, Thiago Cordeiro. Considerando o fato de que Ceron ficará por seis meses afastado, não podemos visualizar ainda como estará ao fim deste tempo. Presumo que Polese vai usar a cautela, mesmo porque, deve estar cada vez mais firme em seu propósito de disputar as eleições para se manter no cargo.
"Não é convênio, é mais um financiamento com juros altíssimos, esta administração está quase triplicando a dívida histórica de Lages, pior é ver as obras de financiamentos do Finisa (CEF) todas mal feitas. Só da Caixa serão 100 milhões de reais que com juros irá a 150 milhões. Do Banco do Brasil serão 13 milhões, que com juros irão para quase 20 milhões. Coitados dos próximos prefeitos, vão assumir só para pagar dívidas."
De um leitor da coluna, se referindo ao último convênio feito pela prefeitura para a compra de equipamentos e maquinário, no valor de R$ 8 milhões, contraído na semana passada.
Maior bancada feminina da história
Nunca antes na história de Lages as mulheres tiveram tamanha representação na Câmara de Vereadores. Hoje estão lá as vereadoras Katsumi Yamaguchi, Silvia de Oliveira (ambas do Progressistas) e Suzana Duarte e Elaine Moraes (do Cidadania). Mesmo duas delas sendo suplentes, que estão na condição de vereadoras pelo afastamento dos titulares das cadeiras (Álvaro Mondadori e Jean Pierre Ezequiel), temos de fazer este registro. Quem sabe acabe inspirando mais mulheres a fazer parte da política lageana.
Hoje a Câmara de Lages conta com quatro vereadoras em atuação na casa
Segunda viagem a Brasília em dois meses
O prefeito em exercício, Juliano Polese, esteve na Capital Federal para participar da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que aconteceu nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de Março. Na primeira semana de fevereiro, ele já esteve lá para solicitar à ANTT que o projeto de duplicação da BR-116 fosse estendido até a altura da ponte do Caveiras para atender a empresa Berneck. Portanto, em menos de dois meses já esteve por duas vezes na capital federal, se equiparando às visitas feitas por Antonio Ceron em seis anos.
Polese participou da Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos
Pedido de ajuda
Foi realizada, na sexta-feira passada, a segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Semasa. Essa reunião visou a organização dos documentos já recebidos – e são muitos - e dar novos encaminhamentos aos trabalhos. Os vereadores constataram a necessidade de acompanhamento de um contador para análise destes documentos e números relativos aos contratos com a Serrana. A CPI teve indeferido o pedido de acesso aos documentos da investigação pelo Ministério Público, entretanto, os parlamentares irão requerer novamente. Desta vez, a solicitação se dará diretamente à desembargadora responsável pelas investigações da “Operação Mensageiro”.
Pesagem
Os membros da CPI da Semasa estiveram, nesta semana, visitando o aterro sanitário e acompanhando a chegada dos caminhões da coleta de lixo no local. Constataram que a conferência da passagem é feita unilateralmente, apenas por funcionários da Serrana. Não há ninguém da prefeitura conferindo!
Uma longa fila
O Programa Estadual de Cirurgias Eletivas tem como meta zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de Saúde do Estado. O orçamento previsto para o Fila Zero em 2023 é de R$ 235 milhões. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos. Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados.
Hino
O deputado Ivan Naatz (PL) quer alterar o Hino do estado de Santa Catarina. De acordo com ele, a composição apresenta pouca vinculação com a história e as características do povo local e precisa ser atualizada. “Não será uma tarefa fácil. Tem uma série de protocolos que vão precisar ser seguidos, mas nós vamos iniciar esse debate com a sociedade catarinense e a comissão vai ser muito importante nesse passo, de ajudar a construir essa nova história para o nosso estado”, disse, Naatz.
Hospitais da Serra
O deputado Márcio Machado está determinado a fornecer a todos os hospitais que atendem pelo sistema SUS, da Serra, poltronas para os acompanhantes dos pacientes, ar-condicionado e televisão em todos os quartos. O dinheiro já está na conta do hospital de Correia Pinto; o Hospital Nossa senhora dos Prazeres já está fazendo a aquisição das poltronas. Também é pioneiro entre os deputados em destinar recursos para dotar os hospitais de energia solar
Reforço
Nos próximos dias, novos profissionais vão chegar para reforçar o quadro clínico do Hospital de Caridade Coração de Jesus, em São Joaquim, que integra o programa estadual das cirurgias eletivas para zerar a fila de espera. A maioria das operações é realizada durante a semana mas, quando necessário, a equipe se mobiliza para os procedimentos nos finais de semana.
Reforma
Apesar de, na reforma administrativa, o governador Jorginho Mello criar mais quatro novas secretarias, ele garante que “não ensejará aumento de despesa pública, tendo em vista que será reduzido o número de servidores contidos nas pastas que estão em funcionamento atualmente, havendo, dessa forma, um remanejamento de pessoal, sem afetar as finanças.”
Celeiro de SC
A produção agrícola está crescendo em Capão Alto, a ponto da área plantada ter aumentado em 40% e segundo o prefeito Tito Freitas, ainda não atingiu nem 10% do seu potencial. A produção deste ano fechou com 600 hectares de lavouras, sendo 500 hectares com soja e 100 hectares com milho. O município pode se transformar no principal celeiro agrícola de SC, pois não podemos esquecer que é o maior em extensão territorial.
Em tempo
Com a entrada em funcionamento das novas 100 câmeras de videomonitoramento, foi definitivamente instalada a indústria da multa em Lages.
Deixe seu comentário