logo RCN
Esporte

Nilton Wolff

COPA DORIDES

O verdadeiro futebol raiz passa por aqui

O campeonato de futebol suíço do Dorides, uma das mais tradicionais competições da região serrana, está em andamento com duas categorias.

Aos sábados, os jogos são da categoria livre, onde várias equipes tentam vencer e ganhar o troféu mais querido da cidade. Já aos domingos, é a vez daqueles que já jogaram o campeonato na Categoria Livre (lá no tempo em que o seu Dorides organizava a competição), ou seja, os agora veteranos.

Disputado em um campo que mescla grama e terra, ali no Bairro Copacabana, o campeonato do Dorides tem a fama de ter o Futebol Raiz lageano. Por ali, os melhores atletas amadores da cidade já jogaram ou ainda jogam. Até mesmo um dos políticos mais famosos da história de SC, Raimundo Colombo, já desfilou seus toques na bola naquele campo.

Pessoas queridas no meio esportivo e que infelizmente já nos deixaram, também marcaram participação, como o goleiro Tiano.

Teve caso de atleta que jogou no Dorides e casou no mesmo dia. Foi o que aconteceu com o Sílvio Matias, atuando pelo time do Vila Comboni. Sílvio jogou uma importante partida no sábado, 28 de março de 2015, às 15h, no encharcado campo.

À noite, ele se casou na Igreja Catedral com a Alessandra. Enquanto ela estava no salão de beleza se produzindo para o enlace matrimonial, Sílvio estava jogando o campeonato do Dorides.

No jogo, ele como bom marcador, enfrentou os atacantes adversários na força, na raça, sem medo de cara feia. Mas perguntado se foi a Alessandra que lavou o uniforme dele no dia seguinte, ele preferiu não responder.

Assim como o bar e o campeonato passou do seu Dorides para seus filhos, a disputa da competição também envolve gerações em campo.

Um dos ícones das disputas é o sindicalista Pedro Paulo, o Tomatão. Agora jogando pelo Sênior, vê e acompanha seu filho Marcos, o Tomatinho, jogando ali também.

E quando chove? Daí esqueça a grama e terrão e troque por lama e poças d'agua. E os atletas? Os jogadores adoram isso. O campo está ladeado por uma tela que segura os chutões que acabariam quebrando telhados e vidraças dos vizinhos. Mas até pouco tempo atrás, era fácil ver um grande empresário lageano ou mesmo um advogado, ambos trabalhando de terno durante a semana, mas que no domingo, pulava dentro da valeta que corre ao lado do campo para pegar a bola e continuar o jogo.

Porque ali meu amigo, depois que vestem o mesmo uniforme, carpinteiros, médicos, empresários, políticos, ex profissionais de futebol, pedreiros, pertencem ao mesmo time, sem definição de classe. Todos estão ali, jogando futebol com camisa rasgada, meia furada, calção sujo, as vezes de poeira, as vezes de lama. Mas todos estão satisfeitos, riem, brincam, discutem e saem de campo, abraçados e conversando sobre os lances do jogo, enquanto se encaminham para o bar à frente, outra herança dos tempos do seu Dorides, para tomar uma gelada. Até porque, o futebol é apenas um disfarce para tomar cerveja com os amigos.

Quanto às explicações por chegar em casa mais tarde, com uniforme sujo e para lavar, além de muito alegre e "faceiro", não vamos entrar na intimidade de casais.


Silvio Matias jogou na tarde de sábado e casou à noite

Fotos: Nilton Wolff


FUTSAL

Lages apresenta elenco para disputas estaduais

O presidente do Lages Futsal, o Tio Lê, juntamente com sua equipe, apresentou o elenco e comissão técnica do time para as disputas em 2022. A apresentação foi na tarde de terça-feira (01) no Ginásio Jones Minosso e teve a presença do vice-prefeito Juliano Polese, do superintendente da FME, Renatinho Jr, do secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori, o Joinha e imprensa.

O técnico Juninho tem ao seu lado, como auxiliar técnico, um dos maiores treinadores do futsal brasileiro, o Fernando Ferreti, que num projeto reúne o futsal masculino e feminino lageano, (Lages e o Leoas da Serra).

A maioria dos atletas renovou seu contrato com o Lages e algumas novas contratações foram realizadas, como o goleiro Paulo Sérgio, o ala Victor, o fixo Andreas e o Tiarles, além do Gabriel Pelé, que também participou dos treinos.

O primeiro compromisso oficial do time será a disputa da Taça Lages Futsal, que reunirá, além do time lageano, as equipes do Atlântico de Erechim, Campo Mourão Futsal e o Joaçaba, times de nível nacional.

O torneio será disputado nos dias 4,5 e 6 de março no Ginásio Jones Minosso, o Minossão. A transmissão dos jogos será da rádio RC7 de Lages.


O técnico Juninho tem ao seu lado, como auxiliar técnico, Fernando Ferreti

Foto: Nilton Wolff

Nilton Wolff Anterior

Nilton Wolff

Nilton Wolff Próximo

Nilton Wolff

Deixe seu comentário