Citadino de Futebol já tem data da final
O campeonato lageano de futebol de campo, o Citadino Zanoello, retorna com seus jogos no dia 02 de fevereiro, com rodada dupla no estádio municipal. Valendo classificação para a semifinal, se enfrentam, às 20h45 CSA, atual vice-campeão lageano e a equipe do Liberdade. Mas antes, às 19h15, os campeões municipais de 2021 e 2022, Bahia x Cruzeiro, lutam por uma vaga.
Os vencedores destes jogos se enfrentam no dia 5 de fevereiro, após a partida entre Associação São Miguel x Legado. Os ganhadores dessas partidas, farão a final do campeonato, iniciado em outubro de 2025.
Numa parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Lages (FME), ficou definido que a decisão será no dia 15 de fevereiro, domingo, às 9h30 no Tio Vida.
Foto: Nilton Wolff
Atitude exemplar
Jogador lageano defende bandeirinha mulher
Por Ari Junior, com colaboração de Nilton Wolff
A atitude exemplar do jogador de futebol lageano, Calebe Oliveira Costa, tem repercutido amplamente nas redes sociais e despertado reconhecimento nacional. Durante a partida entre Cuiabá (atual clube do lageano) e Operário, válida pelo Campeonato Estadual do Mato Grosso, realizada na última quarta-feira (14 de janeiro), o atleta interveio de forma firme e responsável para defender a auxiliar de arbitragem, Fernanda Kruger, diante de possíveis agressões verbais e físicas por parte de jogadores da equipe adversária.
As imagens do ocorrido rapidamente se espalharam pelas redes sociais, alcançando milhares de visualizações e gerando inúmeras manifestações de apoio. Nos comentários, internautas destacaram a postura ética e o respeito demonstrados por Calebe, que se posicionou de maneira clara em defesa da mulher e contra qualquer forma de violência ou intimidação dentro e fora dos campos.
Para o pai do atleta, Márcio da Costa, a atitude do filho reflete valores construídos ao longo da vida. “Para nós, foi uma atitude natural, resultado da educação recebida. Ficamos orgulhosos e emocionados”, confessa.
O episódio também frisa a importância das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher desenvolvidas pela Prefeitura de Lages. O município conta com a Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, que mantém uma rede estruturada de acolhimento, orientação e proteção às vítimas, com profissionais capacitados para atender diferentes situações de violação de direitos e violência. “A sociedade está cada vez mais atenta e preocupada com os casos de violência contra a mulher. Lages é referência para outros municípios por sua rede de apoio e pelas ações permanentes de prevenção e proteção”, ressalva a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte.
A Prefeitura de Lages orienta que mulheres em situação de violência ou que presenciem qualquer tipo de agressão podem buscar ajuda pelos canais oficiais de atendimento: Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher (Governo Federal); Disque 100 - Disque Direitos Humanos, da Assistência Social do Governo Federal; 190 - Polícia Militar (PM); Secretaria Municipal - (49) 3019-7454 - em horário comercial, e Plantão Secretaria Municipal - (49) 98402-9413. O atleta Calebe jogou no Internacional de Lages no ano de 2021.

Foto: Nilton Wolff


Deixe seu comentário