logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Serra Catarinense gerou 3.899 empregos em 2021

Analisando-se individualmente, quando o assunto é geração de emprego, o mês de dezembro passado foi péssimo para Santa Catarina e, por consequência, para a Serra Catarinense. Mas, na somatória do ano, o resultado é extremamente positivo. Nossa região gerou quase quatro mil novos postos de trabalho e dos 18 municípios, apenas um não teve resultado positivo, situação que não prejudicou o total.

Lages, maior município da região e o mais industrializado, liderou com 1.939 novos postos de trabalho, seguida de Otacílio Costa com 535 e São Joaquim com 448. Mas a situação muda quando analisamos os empregos gerados pelo total de habitantes. Neste recorte, quem lidera é Otacílio Costa, onde os novos empregos representam 3,27% do total de habitantes (16.337). São Joaquim vem em segundo lugar, já que as 448 vagas representam 2,33% da população, que é de 19.201 pessoas. Ponte Alta vem em terceira, seus 103 empregos representam 2,22% do total de habitantes (4,619). Lages obteve o percentual de 1,23%. Ou seja, um número absoluto menor, pode ter impacto social maior de acordo com o número de habitantes.

Comparativos à parte, a Serra foi bem em 2021. Arrisco que teve um dos melhores desempenhos dos últimos 10 anos. Arrisco, porque não tenho essa estatística. E devemos considerar que a economia ainda sofre a influência da pandemia. Faço votos que esse ano seja ainda melhor.


Empregos na Serra (2021)

Município                      dez                ano

Anita Garibaldi              11                 127

Bocaina do Sul             18                     5

Bom Jardim da Serra     7                   33

Bom Retiro                     8                 215

Capão Alto                   16                   49

Campo Belo do Sul      26                   25

Cerro Negro                   3                   17

Correia Pinto                71                 135

Lages                         666               1.939

Otacílio Costa              40                  535

Painel                            4                     36

Palmeira                        4                     62

Ponte Alta                      2                   103

Rio Rufino                      2                       7

São Joaquim              156                   448

São José do Cerrito        7                    48

Urubici                             1                  164

Urupema                       84                     23

Fonte: Caged


O resultado do Caged comprova a pujança da economia catarinense, mesmo durante o período de pandemia. Santa Catarina possui pouco mais de 3% da população brasileira, mas responde por parte significativa do saldo de empregos dos últimos tempos.

Carlos Moisés, governador de SC


Oportunidade_ As inscrições para o vestibular dos cursos superiores tecnológicos (a distância) da Faculdade CNA para o primeiro semestre de 2022 encerram no dia 23 de fevereiro. Estão abertas vagas para os cursos de Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Quem tiver interesse em uma das vagas pode se inscrever pelo link www.faculdadecna.edu.br.


Destaque_ 92,2% dos 295 municípios catarinenses chegaram ao fim do ano passado com um saldo positivo na abertura de vagas formais de emprego. O resultado é o terceiro maior do Brasil e o maior da região sul do país, conforme análise do Observatório FIESC, com base nos dados do Novo Caged.


Inovação_ O governo deve lançar, em 30 dias, o Programa Metano Zero, que vai estimular a transformação do gás de efeito estufa em biocombustível, com auxílio financeiro de bancos públicos. A informação é do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em entrevista concedida quarta-feira (9), à Rádio Nacional. A entrevista também foi transmitida pela TV Brasil.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário