logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Há solução para praticamente tudo

Historicamente, o interior do nordeste brasileiro sempre foi vítima de secas que dificultam ou impedem o plantio de alimentos. Mais recentemente, até estados do Sul enfrentam estiagens prolongadas que resultam em prejuízos e no valor mais caro ao consumidor. Mas se o clima não permite cultivar o solo, não impede outras atividades.

Reportagem produzida pela Agência Brasil mostra que a empresa brasileira BRF está produzindo alimentos em larga escala com uma planta instalada no deserto onde estão localizadas Dubai e Abu Dhabi.

Igor Martins é diretor executivo de mercado halal da companhia brasileira BRF, que se instalou no país árabe. De acordo com ele, as adversidades climáticas não são grande empecilho, graças ao apoio do governo local. "Trazer uma fábrica não foi mais difícil do que em outros lugares, porque o ambiente de negócios do Golfo Pérsico é extremamente bem preparado para colher investimento estrangeiro", disse. "Então, ter eletricidade, água dessalinizada, não foi um desafio gigantesco", acrescentou Martins.

Trocando em miúdos, o clima do deserto não permite o plantio, mas não impede que a empresa gere emprego, renda e impostos. Algo para ser analisado principalmente por quem está em áreas cada vez com clima mais severo. A aplicação de tecnologia é a chave para encontrar soluções.


Foto: BRF / Divulgação

Legenda: Empresa vai reutilizar 100% da água ocupada na produção


"Veja que a agricultura está voando porque ela não tem o imposto sobre produto agrícola, o IPA. Agora, a indústria brasileira está sofrendo, nas últimas três, quatro décadas, impostos altos, juros altos e encargos trabalhistas excessivos. Temos que atacar essas três questões, e vamos fazer um primeiro movimento agora, reduzindo 25% do IPI. É um movimento de reindustrialização do Brasil."

Ministro Paulo Guedes, falando em incentivar a Indústria


CDL_ Com o apoio do Sincoval e Singaplan, a CDL de Lages realiza a campanha "Carnaval não é Feriado" e conclama as empresas a funcionarem normalmente na próxima semana. "Considerando o momento em que vivemos, com as dificuldades que a pandemia imprimiu a todas as empresas, sabemos que é momento de recuperar nossas forças e reerguer nossos negócios. Sendo assim, diante da data de Carnaval que se aproxima e sabendo que não se trata de um feriado, mas sim de dia útil, não podemos admitir a ideia de fecharmos nossas portas por conta de uma festividade que vem sendo cancelada em todo o país," diz a entidade.


Humberto de Campos_ Aos poucos, as residências dão lugar às empresas na Rua Humberto de Campos, em Lages. Nos últimos anos várias residências foram transformadas ou cederam espaço para empresas dos mais diversos segmentos. Os sinais são tão evidentes, que um barracão foi construído com a finalidade de ser alugado para empreendedores.


Benefício_ A associação dos servidores públicos de Santa Catarina possui sua Sede Balneária em um dos bairros mais turísticos de Florianópolis (SC), a Cachoeira do Bom Jesus. Está a 50 metros da praia, possui uma estrutura preparada com 40 alojamentos equipados com condicionadores de ar, frigobar, televisão, rede-wifi, entre outras comodidades. A sede também dispõe de ambientes de lazer como salões de festa e de jogos, quiosques com churrasqueiras, duas piscinas, infantil e adulta e estacionamento.


Para quem_ Todos aqueles que sejam servidores públicos, das esferas municipal, estadual e federal, residentes no Estado de Santa Catarina, podem associar-se preenchendo o cadastro no site da Associação dos Servidores Públicos www.aspsc.com.br ou pelo telefone (48) 3054-8161.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário