logo RCN
Economia

Mauro Maciel

SC quer ser protagonista em mobilidade elétrica

Santa Catarina pode ser protagonista em mobilidade elétrica no Brasil. O estado lançou recentemente o Programa SC+Elétrica e um conjunto de iniciativas que pode torná-lo desenvolvedor, produtor e exportador dessa tecnologia. “Se tem alguém que pode liderar isso na América Latina é o Brasil e dentro do Brasil é Santa Catarina”, disse o presidente da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias (Fiesc), Jean Vogel, que abordou o tema em reunião de diretoria da entidade, junto com o diretor da GM, Adriano Barros, e com Daniel Godinho, da Weg. A GM expõe na Fiesc o Bolt, carro 100% elétrico da montadora, com autonomia que supera os 400 km.

O texto acima foi extraído do site da Fiesc. Mas o que ficou claro é que o programa não quer apenas ser um importador, mas produzir essa tecnologia que cada vez mais equipa automóveis em todo o mundo. Isso significa a criação de empresas e a abertura de milhares de vagas de emprego. 

A maioria das montadoras já investem pesado em eletrificação, mas, no Brasil, o preço deste tipo de automóvel ainda é muito alto. Adriano Barros disse que a GM vai investir US$ 35 bilhões em todo o mundo até 2025. Ele falou também que as baterias devem baixar de preço. Atualmente elas respondem por 60% do preço dos veículos. 

Quando se fala em carro elétrico, uma das principais dúvidas é o descarte das baterias. O diretor de relações institucionais e marketing da Weg, Daniel Godinho, explicou que a segunda vida da bateria já está equacionada. Ela será utilizada em sistemas de armazenamento de energia de fontes intermitentes, como a eólica e a solar.


“Quando a gente fala de aumento de número de postos de trabalho na indústria isso também quer dizer que, inevitavelmente, no médio prazo, a média salarial do brasileiro vai aumentar, porque a qualificação para se encaixar no trabalho na indústria é um pouco maior e gera maiores salários.”

José Carlos Oliveira - Ministro do Trabalho


Dois milhões de empregos_ O Brasil gerou 278.085 postos de trabalho em setembro, resultado de 1.926.572 admissões e de 1.648.487 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado deste ano, o saldo é de 2.147.600 novos trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, que divulgou dia 26 as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.

Por setor_ No mês passado, o saldo de empregos foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas: serviços, com a criação de 122.562 postos; comércio, saldo positivo de 57.974 postos; indústria, com 56.909 novos postos, concentrado na indústria de transformação; construção, mais 31.166 postos de trabalho gerados; e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que criou 9.474 empregos.

Eleições_ A indefinição na eleição presidencial cria um ambiente de insegurança jurídica no Brasil. Em Lages, o que se vê são empresários atentos ao mercado e cautelosos em relação a novos investimentos. É que em caso de vitória do PT não se sabe quais serão as decisões políticas que refletem na economia. Caso permaneça a mesma administração, não deve haver grandes mudanças e sim continuidade.

Gás Natural_  A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) informou nesta quarta-feira (26), que a perspectiva é de redução do preço do gás natural para o início de 2023. Além disso, os novos contratos garantem aumento de capacidade alocada no Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). “Esses avanços reafirmam a segurança de abastecimento do insumo, que, hoje, atende mais de 21 mil consumidores, dentre eles, indústrias, comércios, postos e residências catarinenses'', diz o comunicado da empresa.

Mais Bairro_ A Prefeitura de Lages realizou ontem 4ª edição do programa Mais Bairro. 

Foi no Caic do Bairro Guarujá com objetivo de aproximar a comunidade dos serviços da administração municipal. A iniciativa conta com a parceria das secretarias municipais: Desenvolvimento Econômico, Assistência Social; Saúde; Agricultura e Pesca; Comunicação Social e Educação. A comunidade teve acesso ao cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho através do Banco do Emprego. Foram ofertadas 189 vagas de diferentes segmentos. Destas, 100 vagas são para a nova loja do Myatã que está concluindo as obras na Avenida das Torres, no Bairro Guarujá.

Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário