<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

3ª Meia Maratona ANIMI reúne atletas de três países em Lages

A cidade de Lages recebeu, no último domingo, centenas de atletas de diversas partes do Brasil e do exterior para a III Meia Maratona ANIMI. O evento contou com a participação de 940 corredores inscritos, vindos de 61 cidades, seis estados brasileiros – Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – e de três países: Brasil, Alemanha e Colômbia.

Além de promover a prática esportiva e incentivar hábitos saudáveis, a competição gerou impacto positivo na economia local, beneficiando setores como hotelaria, restaurantes, bares, postos de combustíveis e lojas de artigos esportivos.

Para a médica Maite Vassen Schurmann, da Animi, o evento reafirma seu papel na promoção da saúde e no fortalecimento do esporte na região. "A Meia Maratona ANIMI já se tornou uma referência no calendário esportivo e tem um significado muito especial. Além de incentivar a prática esportiva, conseguimos movimentar a cidade e trazer mais visibilidade para a causa da nossa associação, que trabalha pela melhoria da infraestrutura para pacientes oncológicos", destacou.

O sucesso da edição deste ano já garantiu a continuidade do evento. A ANIMI confirmou a realização da IV Meia Maratona, que acontecerá em 22 de fevereiro de 2026, prometendo mais desafios e emoções para os participantes. 

 

Orquestra Jovem de Lages embala novos alunos com café musical

Nada como música boa para começar o ano com o pé direito! No último sábado (21), a Orquestra Jovem de Lages abriu a temporada 2025 com o 1° Café da Tarde Musical, na Uniplac. O evento recebeu os novos estudantes e suas famílias, reforçando o propósito do projeto: transformar vidas por meio da música.

O professor André Chiomento, diretor do projeto, deu as boas-vindas e destacou que a orquestra vai muito além do ensino musical: “Nosso compromisso é com a transformação social e o desenvolvimento dos alunos, unindo educação, arte e cidadania.”

Com 216 alunos neste ano, o projeto oferece aulas gratuitas de instrumentos, teoria musical, ensaios de orquestra e até um coral infantil para os pequenos de 6 a 8 anos. Além disso, os estudantes têm contato com professores renomados em masterclasses que elevam ainda mais o nível técnico e artístico.

A Orquestra Jovem de Lages segue afinada com seu propósito: formar músicos talentosos e cidadãos preparados para o futuro.

  

O Carnaval de Lages voltou e apresentou duas noites de muita alegria, com os desfiles dos blocos e das escolas de samba, e também de despedida: Giraia Sauceda deu adeus ao seu legado como intérprete de samba enredo: “Meu legado se encerra neste Carnaval 2025. Foram muitos títulos conseguidos à frente do carro de som, mas agora, depois de 30 anos, me despeço do carnaval para abraçar novos projetos”.

 

Cassiano e Keli Stoll, juntamente com o mano Miguel, festejaram com linda festa no Parque Girassol os quatro aninhos do Martim. A família recebeu amigos e familiares para o especial parabéns ao aniversariante apaixonado por carros.

 

"Ser honesto pode não te trazer muitos amigos, mas sempre te trará os certos."

John Lennon


E vai começar a Vindima de Altitude

A Serra Catarinense segue se firmando como um dos grandes destinos do enoturismo brasileiro, e a prova disso foi o lançamento da 11ª Vindima de Altitude, no dia 25 de fevereiro, em Florianópolis. O evento aconteceu a bordo do catamarã, no trapiche da Beira-Mar, reunindo vitivinicultores, especialistas do setor, a imprensa do litoral e convidados para um brinde especial ao que vem por aí.

A Vindima acontece de 1º de março a 4 de maio, oferecendo ao público uma verdadeira imersão no universo dos vinhos de altitude, desde a pisa da uva, passeios pelos vinhedos, degustações harmonizadas e sunsets inesquecíveis.

Segundo Diego Censi, presidente da Vinhos de Altitude Produtores e Associados, a Vindima fortalece a Serra Catarinense como destino enoturístico. "O vinho de altitude catarinense se destaca pela identidade única e qualidade. Queremos atrair visitantes e fortalecer a economia local", afirma.

O deputado estadual Mário Motta, líder da Bancada da Serra, fez questão de participar do evento e reforçou o apoio do Legislativo ao setor, destacando que "a Vindima valoriza a cultura e economia da região, e nosso compromisso é fortalecer a vitivinicultura catarinense".

Para Renato Campos de Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, "o enoturismo impulsiona a economia regional, e investimos em capacitação para que pequenos e médios produtores cresçam".

O prefeito de São Joaquim, Dorinho, ressaltou que "o enoturismo gera empregos, fomenta negócios e coloca nossa cidade no mapa do turismo de experiência".

Já a secretária de Turismo do Estado, Catiane Seif, destacou a importância do enoturismo. "Além de atrair visitantes, ele fortalece a economia e valoriza a cultura local. A Vindima tem papel essencial nesse crescimento."

Com a chegada da 11ª edição, os apreciadores do bom vinho e da cultura vitivinícola já podem se preparar para uma programação recheada de experiências memoráveis. Destacando o Vinho & Arte Festival que está marcado para os dias 6 a 8 e 13 a 15 de março, em São Joaquim, uma combinação perfeita entre vinho, cultura e gastronomia.

A abertura oficial da Vindima de Altitude 2025, está marcada para o dia 7 de março, em São Joaquim. A programação completa está em @vinhosdealtitude 


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário