logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Coincidência

No livro Segure Minha Mão, de Guille Thomazi, há uma parte da história onde o escritor descreve a procura incansável do personagem pela mãe de sua filha e um dos locais por onde ele passa é Kiev, capital da Ucrânia, e que naquele momento está sendo bombardeada pela Rússia. Fato citado no livro, lançado em 2020, tem chamado atenção daqueles que tiveram o privilégio de ler esta obra-prima que nos impressiona já na sua primeira página. A visão do autor, como ele narra os fatos, os acontecimentos, como ele descreve os personagens da sua saga é mesmo de tirar o fôlego. Não, não estou exagerando. É uma leitura que nos faz viajar, estar presente em cada cena descrita. Já comentei várias vezes sobre a bem contada história do Segure Minha Mão em minhas redes sociais e também nesta coluna. Tão bem contada que está recebendo elogios de críticos da literatura. Guille é lageano e divide sua função de escritor com a de empresário do ramo de biocombustíveis florestais renováveis.


O livro de Guille Thomazi mostra o conflito entre a Rússia

e Ucrânia


"A justiça pode ser cega, mas não é burra"- Alexandre Moraes, ministro do TSE...


Matadouro 1

Não sou especialista em futebol, entendo muito pouco dessas jogadas que criam milionários pelo mundo. Nunca parei para assistir a um jogo por inteiro e, toda vez que o Brasil joga em campeonatos, principalmente o mundial, prefiro sair da frente da televisão. Lembro-me muito bem da Copa de 2014, aqui no Brasil. Quando começou o jogo da Seleção Brasileira contra a Alemanha, resolvi sair para caminhar no primeiro gol do adversário. Quando retornei do meu exercício para acalmar a ansiedade, vi um placar vergonhoso e dei graças a Deus por não ter assistido a tal partida. Saí quando o placar marcava 1X0 e voltei no 7X1. Bem, como escrevi acima, não sou entendedora de futebol, e o que quero destacar aqui não tem nada haver com derrotas e vitórias do Brasil e sim com o que aconteceu no meio futebolístico no último final de semana, mais especificamente no Grenal, que aconteceria em Porto Alegre no dia 26 de fevereiro.


Matadouro 2

O jogo precisou ser cancelado por causa do ataque contra o ônibus do time do Grêmio. O veículo foi atingido por pedras e jogadores ficaram feridos. Aliás, esse tipo de situação, onde aqueles que se dizem "torcedores" saem de casa com uma única intenção em mente: causar o caos, tem sido uma constante. Numa partida de futebol já se viu de tudo: brigas intermináveis, pisoteamentos, pessoas armadas... Teve até mesmo a morte de um torcedor que foi atingido por um vaso sanitário e acabou morrendo. A que ponto chegamos? E olha que nada muda. Supostos culpados são presos e em menos de 24 horas já estão soltos. É preciso que o Brasil reveja suas leis e não apenas as interprete. É preciso bloquear o acesso a campos de futebol desses monstros, desses desajustados que ninguém controla, ninguém segura. Vem cá: por que num campo de futebol pode tudo e agressores continuam em liberdade?



A comemoração da formatura de Elena Ortiz, no curso de

Direito, no final de janeiro, foi linda. Reuniu familiares e

amigos. O convidado mais emocionado e feliz foi sem dúvida

alguma o pai da moça. Olha só o sorriso estampado no rosto

do Pedro Marcos Ortiz pela conquista da filha


The end

"Independentemente de a banda estar na estrada ou não, ela continua existindo enquanto as pessoas escutarem nossas músicas" - De Samuel Rosa, sobre o fim do Skank anunciado em 2019. Em 2020, teve sua turnê de despedida que precisou ser interrompida por causa da Covid e foi reiniciada este ano. Skank se apresentou algumas vezes na Festa do Pinhão. Bem que poderia se despedir por aqui também e em um dos eventos que sempre recebeu a banda tão bem. A propósito, o baterista do Skank, Haroldo Ferretti, é casado com uma lageana.


Ordem na casa

O Tribunal Superior Eleitoral não vai deixar barato nas eleições de 2022. Começou a avisar a todos os políticos que não vai tolerar, de forma alguma, as fakes news e que o combate às notícias falsas serão ferrenhas. Para tanto, montou um "kit anti-fake news" e entrou num acordo com as redes sociais. O Telegran, a ferramenta que mais espalha mentiras, não quis fazer parte do acerto, mas se não obedecer as regras não passará impune. Ah, robôs também não serão tolerados. De acordo com o ministro do TSE Alexandre Moraes "a Justiça pode ser cega, mas não é burra". Ele diz já ter conhecimento da existência de milícias digitais e da atuação em eleições. Disse que "é uma ingenuidade achar que a rede social não é meio de comunicação e que também vai ser combatida nas eleições e que, se houver repetição, o registro será cassado e as pessoas irão para a cadeia". Bravo!


Vai ou não ?

A pergunta que mais tenho ouvido nos grupos de WhatsApp: a Festa do Pinhão vai ser terceirizada ou a prefeitura é quem vai tocar? E a resposta veio do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi. De acordo com ele, licitação para empresa que tocará evento acontece no próximo dia 14, uma segunda-feira. Interessadas poderão se inscrever até às 9h deste mesmo dia. Valor até então defasado será reajustado. Até a última licitação o lance mínimo era de R$ 120 mil. Passou para R$ 250 mil.


 Aceita ?!


Curtas

*Em Santa Catarina, uma mulher tem sido assassinada a cada quatro dias nestes primeiros meses do ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Janeiro foi o mês mais letal desde 2015. Isso é assustador, é revoltante. Feminicídio, até quando teremos de suportar? Quem vai parar esses assassinos covardes?

*Estão mesmo faltando professores regentes nos Ceims de Lages? E situação surgiu porque muitos desistiram do município para lecionar em escolas estaduais? É isso mesmo? De acordo com leitora que tem o filho em um dos Centros Infantis, a demora para resolver o problema é absurda e algumas turmas têm professores, outras não.

*A colheita da uva na Serra Catarinense e Vale do Contestado começa oficialmente hoje (4), com a abertura do já conhecido Festival Vindima de Altitude, às 19h, no Parque da Maçã de São Joaquim. Entrada é gratuita.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário