logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

"A revolta dos legumes"

Publicação nas minhas redes sociais sobre o disparado aumento, agora, dos hortifrutis, chamou atenção do leitor. Uma delas, que chocou o consumidor, foi o valor da cenoura: R$ 9,18 o quilo. Uma seguidora de Porto Alegre (RS) conta que por lá legume está custando R$ 12,00 /kg. E tem razão o também seguidor Edison Ribeiro quando diz que se trata da "revolta dos legumes" (rs). Falando sério, sabemos que por trás de cada aumento sempre existe uma desculpa. Ou é o aumento do dólar, seca e/ou chuva demais, combustíveis nas alturas... Mas o que me deixa preocupada é este silêncio todo por parte daqueles que podem fazer alguma coisa e não fazem absolutamente nada. Como sobreviver a tantos aumentos, como sair de um supermercado com um carrinho que permita ter alimentos até o mês seguinte? Como abastecer um carro, como cozinhar se nem o gás se pode comprar? E pra você que consegue ter uma geladeira e armário fartos, o tanque do seu carro cheio, comprar carne de primeira, pagar em dia sua conta de luz, etc e tal, parabéns. Tem mais é que continuar aplaudindo, já que não consegue sequer olhar ao seu redor e/ou muito menos no que está acontecendo bem embaixo do seu nariz. P.S.: Cenouras apodrecendo nas gôndolas e mesmo assim o preço não baixa. Prejuízo pra quem?


Amei a tirinha @ed_marcondes


Expedição

Eles estão se preparando para viver uma aventura que tem a previsão de durar cerca de dois meses. Marilú Marcelino e Lintney Veiga saem de Lages no próximo dia 26, para percorrer todo o litoral brasileiro. O ponto de largada será em frente à Catedral. O casal que ama estar na estrada pretende não apenas visitar lugares maravilhosos oferecidos pela natureza brasileira. A missão vai mais além. Sacos de lixo, botas de borracha e luvas vão dividir espaço com malas de roupas. Por toda a quilometragem que farão e em todas as paradas (praias e BRs) recolherão o lixo jogado por aqueles que ainda não entenderam o mal que causa ao meio ambiente plásticos, latas, embalagens etc e tal, largados ao léu. A expedição denominada "Viajando & Limpando a Natureza", será toda postada no @viajando_limpandonatureza e vai iniciar por Cabo Frio (RJ) indo em direção a Belém do Pará (PA). Serão cerca de 15 mil quilômetros rodados. Todo o lixo recolhido vai ser depositado em contêineres e lixeiras devidamente acondicionadas. Legal seria se você leitor e leitora seguisse este projeto bacana desenvolvido pelo casal. Vamos dar aquela força para que mais pessoas também possam ajudar a preservar a natureza, que anda pedindo socorro faz tempo. E, Marilú, vai mais alguém com vocês? "Sim, Deus". P.S.: Marilú e Lintney namoraram na adolescência, mas o relacionamento não foi adiante. Reencontraram-se 40 anos depois e não se largaram mais.


Marilú e Lintney vão pôr em prática o projeto Viajanto & Limpando a Natureza


Do ensino público à universidade

Marilia Arruda Amarante tem apenas 20 anos e está na 5ª fase de medicina veterinária. Qual não foi sua surpresa quando recebeu a notícia, no início deste mês, que acabara de ser aprovada no curso de agronomia, que também vai cursar na Udesc, campus Lages. Marília é irmã gêmea de Marina, futura engenheira elétrica. Marília e Marina são filhas da professora Marilene e, a mãe orgulhosa, faz questão de informar que por 34 anos exerceu a profissão na rede estadual de ensino e que as filhas sempre estudaram em instituições públicas.


 Além da Veterinária, Marília (de branco), vai cursar Agronomia. A irmã Marina

fica na Engenharia Elétrica


Primor 1

Preciso destacar o vídeo produzido pela TV Câmara, sobre as homenagens prestadas ao Dia Internacional da Mulher durante Sessão Solene. Vou destacar e explico: trata-se de um vídeo que não mostra a entrega de flores, presentes, enfim, aquela parafernália toda enviada por aqueles que ainda não se deram conta do que realmente queremos com este dia. O vídeo mostra mulheres desenvolvendo e, muito bem, as mesmas funções que ainda se pensa que apenas eles podem. Mostra o depoimento de mulheres fortes e determinadas, provando que nada, absolutamente nada as assustam ou as enfraquecem. Mecânica, engenheira, mestre churrasqueira, motorista... Elas relatam o preconceito saído da boca daqueles que não admitem estas conquistas.


Primor 2

Só para vocês terem uma ideia, a mecânica, que além de mulher é negra, conta em seu depoimento que ouviu da boca de um masculino - que levou seu carro para conserto - se ele poderia falar com o proprietário do local. E quando foi informado que a dona era ela mesma, vejam só a resposta do cidadão: "você tem cara de faxineira, menos de mecânica". Pois ela foi lá, arrumou o carro e provou a ele o quanto entendia do assunto. Os demais depoimentos também nos afetam pela maneira que continuamos sendo tratadas por aqueles que pensam que continuamos sendo frágeis, pisoteando nos nossos direitos. Tanto nas entrevistas como no texto produzido, a equipe responsável conseguiu extrair a melhor parte dessas mulheres inspiradoras. Vou passar endereços para vocês visualizarem esta maravilha: no @camaralages ou no Faceboock.


Você é bipolar?

A respeito desse assunto, quem vai comentar é o psiquiatra especialista na área, o médico Ederson Bettoni. Diz aí dr.: "Na vida cotidiana, bipolaridade se refere a uma pessoa que muda de humor repentinamente. Mas na psiquiatria, bipolaridade é bem mais que mudanças de humor rotineiras e causadas por fases de nossas vidas, sejam elas positivas ou negativas. As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de "episódios de humor". Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa. Elas podem apresentar comportamentos depressivos severos ou períodos de excitação e alta energia que são considerados patológicos. Inclusive muitos entram nessas fases nos chamados surtos psicóticos. De causa não definida, requer diagnóstico especializado e tratamento regular. Não tem cura, mas tem tratamento".


Bipolaridade é o assunto destacado pelo médico psiquiatra Ederson Bettoni


Curtas

*É no Centro Cultural Vidal Ramos (antigo colégio Rosa) que pode ser vista a exposição Apetrecho. Trata-se de uma mostra coletiva de obras de artistas visuais contemporâneos de Lages e tem como tema o pensamento sobre a cidade. A jornalista Suzane Faita faz parte da curadoria.


*Sabe aquelas chamadas incessantes recebidas no celular e que nos deixam à beira de um ataque de nervos? Então, agora temos como identifica-las e bloqueá-las. É que no último dia 10 entrou em vigor regra determinada pela Anatel e que obriga empresas de telemarketing a usar o prefixo 0303 nas ligações. Agora já sabe que se tiver 0303 na frente é telemarketing.


*O bom senso prevaleceu. A calçada próxima da Acil, na Avenida Belizário Ramos, foi liberada para quem realmente tem o direito de ocupá-la: o pedestre. E espero que assim permaneça, pois se depender desta colunista, os olhos estarão bem abertos. Sei muito bem que este trecho não é o único que passava por esta situação, portanto, se houver mais respeito e educação por parte de proprietários de pontos comerciais e motoristas, a casa fica em ordem e cada um usando o espaço que lhe condiz.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário