logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Seja gentil

Para quem ainda não se deu conta, então, aqui vai a informação de pesquisadores da Universidade de Toronto, após estudo realizado com um montão de pessoas e o resultado foi esse: ser gentil e realizar atos de bondade impactam positivamente na nossa saúde mental. O estudo mostra, ainda, que aqueles que se envolveram totalmente em seus atos gentis tiveram reduções na ansiedade e na depressão. Então, isso quer dizer que se preocupar com os outros, com pessoas que possuem bem menos (ou quase nada) do que você, ajuda a fortalecer sua mente. Tenta. Vai lá e pratica o bem, seja gentil, faça a sua parte. Estenda a mão, seja gentil e realize seus atos de bondade pra valer e se surpreenda.


Esqueceram de mim

Lendo e vendo vídeo de professores que foram esquecidos por motorista de ônibus durante excursão com estudantes, lembrei de conhecido lageano que contou algo parecido durante um velório. Saindo de Florianópolis em direção a Lages, após dia estressante, diz que se acomodou no banco traseiro do carro como de costume e ferrou no sono. Motorista, após percorrer certa distância, estacionou para ir ao banheiro. Neste meio tempo ele (o empresário), despertou e resolveu desembarcar também e entrou em espaço comercial para comprar algumas lembranças. Motorista voltou, embarcou e seguiu viagem... E o chefe? Bem, ficou pra trás. O motorista só se deu conta do esquecimento quando foi parado pela polícia (e quase chegando em Lages) que o avisou do, digamos, “probleminha”. Ele retornou imediatamente até o trecho do “esquecimento”. Abriu a porta do carro, o chefe entrou e a viagem seguiu sem nenhum dos dois dar um pio sequer... Até chegarem a Lages.


A jornalista Camila Paes, o engenheiro ambiental Bruno Schlichting e a filha do casal Cecília. Lageanos que hoje desempenham funções na capital do Estado


Espera

Enquanto a espera não pode ultrapassar os 30 minutos, tem estabelecimento comercial fazendo o consumidor de bobo. Filas quilométricas e mais de 50 minutos aguardando para ser atendido. E, “estabelecimentos que têm o tempo de espera muito alto, mostra despreparo e descaso com o cliente”, que tem todo o direito de reclamar e pedir providências ao Procon. Você que se sente prejudicado? Liga para o número 151, que está à disposição e é adotado em todos os estados do país.


Anota aí

Dentro da programação da primeira edição do Serra Elétrica Festival Internacional de Cinema, que acontece no dia 29 próximo, em Lages, tem a estreia do curta-metragem O Tropeiro e o Demônio Branco, com direção da agente cultural Jana de Liz. O filme foi contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2020 pelo roteirista e produtor Armin Reichert. Com este evento, a Serra Catarinense entra no circuito de festivais dedicados à exibição e valorização do cinema fantástico. Organizado de forma independente, pelo Coletivo Audiovisual Lageano (CAL), evento pretende exibir curtas-metragens de diversos países, focados nos gêneros e temas como drama, fantasia, ficção científica, horror e suspense. O local escolhido para as exibições que acontecem no Festival foi o prédio histórico - que já foi Seminário Diocesano – onde hoje funciona a sede da Fundação Instituto Nereu Ramos.


A roteirista e diretora Jana e Liz e o produtor Armin  Reichert. O trabalho de ambos tem estreia no Serra Elétrica Festival


Despedida

Quem não conheceu Lauracy Proenço de Melli, a Tia Laura. Mulher do bem, trabalhou por anos no comércio de Lages, realizava ações sociais e era uma benzedeira de mão cheia (sim, benzedeiras estão virando raridade). Ensinava a fazer chás para acalmar e tinha, na sua casa, uma plantação de ervas medicinais que fazia questão de distribuir às pessoas que a procuravam com algum problema. E não tinha nada que o chazinho da Laura não resolvia, talvez porque junto com o chá vinham palavras de fé, amor, otimismo, esperança ... E a Tia Laura cumpriu sua missão aqui neste plano. Faleceu na última segunda-feira e com certeza já estava fazendo suas “alquimias” lá do outro lado.


O velho problema

E o que a gente ainda não sabe sobre o Carahá? Quando chove muito o rio enche, alaga residências, pessoas são retiradas das áreas de risco, Defesa Civil trabalha 24h... E quando a água baixa fica o rastro de lixo que continua sendo jogado por indisciplinados que pensam ser o Carahá um depósito de lixo.  Então, os problemas são sempre os mesmos. Nada muda e nada de é feito para acabar de vez com este problema. E olha que vários projetos (que nunca saem do papel) já foram feitos, apresentados e sempre batem naquele problemão: “falta de recursos”. Mas se analisarmos bem, o que já se gastou de verbas públicas para tentar acalmar o rio e tudo continua igual, já daria para ter feito um grande progresso. Talvez ainda não tenha aparecido um administrador peitudo para dar um basta em um dos maiores problemas causados em época de chuvas. P.S: a sorte é que motoristas (desses que adoram uma velocidade junto com bebida) estão tomando cuidado, ao menos em dias nebulosos e de rio cheio e estão conseguindo evitar “mergulhos”.


O garoto que cresceu muito profissionalmente, e que aniversaria neste sábado (15), foi um dos selecionados para a área administrativa da Berneck. Tem mesmo é que comemorar né Matheus Stack!


Curtas

*Meninas, sabiam que foi uma mulher quem inventou o algoritmo do computador? Isso mesmo. Em 1800, que a poderosa Ada Lovelace (matemática e escritora londrina), escreveu as instruções para o primeiro programa do computador. Aí, veio o matemático e inventor Charles Babbage, que criou a máquina física e recebeu todos os créditos. Ah, mundinho injusto.

*Sabe aquele relacionamento que você está vivendo e que de um dia para o outro a pessoa desaparece sem dar explicação? Sabe aquele relacionamento de redes sociais onde você pensa ter encontrado o amor da sua vida e a pessoa simplesmente some? Então, isso tem um nome: “ghosting”, ou seja, a relação que iniciou parecendo ser eterna, simplesmente virou fantasma.

*“Sejam embaixadores da paz, para que o mundo descubra a beleza do amor, da fraternidade, da convivência, da solidariedade.” Papa Francisco.

 

 

Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário