logo RCN
São Joaquim

Produtos com selo de qualidade presentes na Festa nacional da Maça

São Joaquim realiza, nesta semana, sua tradicional “Festa Nacional da Maça”, com diversas atrações regionais e nacionais, mas tendo como princípio básico a valorização de seus produtos regionais, que elevam o nome do município com destaque no país e no exterior. Dentre os produtos disponíveis à festa, estão os com o selo de Indicação Geográfica (IG), a Maçã, os Vinhos de Altitude e o Mel de Melato de Bracatinga, e os produtos agraciados como Selo Arte, Frescal e o Queijo Artesanal Serrano.

 

SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG)

Certificado que garante que um produto ou serviço seja reconhecido como originário de um local, região ou país. Para que haja o reconhecimento formal da indicação geográfica é preciso que o local seja claramente reconhecido pela população como região produtora daquele determinado bem ou serviço, com características especiais e com um determinado padrão de conformidade e qualidade.

Maça Fuji

Em agosto de 2021, São Joaquim conquistou seu primeiro selo de indicação geográfica com o reconhecimento para a Maçã Fuji, que confirma que o fruto cultivado na região de São Joaquim é diferenciado de todos outros produzidos no Brasil, com história e características únicas.

 

Mel de Melato de Bracatinga

O Mel de Melato da Bracatinga é produzido a partir de um resíduo alimentar da cochonilha, que se aloja no caule da bracatinga, árvore nativa da Mata Atlântica. Ele é mais escuro, tem menos açúcares e mais minerais que o similar produzido a partir do pólen.

 

Vinhos De Altitude

A qualidade dos vinhos finos produzidos na região é reconhecida devido às características de solo, altitude, clima, variedades de uvas e por técnicas de cultivo, diferenciando e valorizando seu terroir e suas características intrínsecas.

 

SELO ARTE

O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. Os órgãos de agricultura e pecuária dos Estados e do Distrito Federal são os responsáveis pela análise dos protocolos de solicitação de Selo Arte e por sua concessão, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal.

 

Frescal de São Joaquim

O Frescal produzido pela empresa Frigozan foi o primeiro produto cárneo a receber a certificação. A empresa utiliza como matéria-prima a carne bovina salgada e dessecada, oriunda de animais pastoreados a base de pastagens do Planalto Serrano, o que garante qualidade e sabor único.

 

Queijo Artesanal Serrano

Produzido pela Queijaria Tio Tácio, em São Joaquim, conquistou também o Selo Arte, certificação que permite a comercialização do produto em todo o território brasileiro. A produção da queijaria é totalmente familiar, desde a ordenha, produção e comercialização.

 

PARCERIA AMBIENTAL - VALORIZANDO A SERRA CATARINENSE

Defesa Civil confirma tornado em Santa Cecília Anterior

Defesa Civil confirma tornado em Santa Cecília

Desfile cívico reúne cerca de 800 pessoa Próximo

Desfile cívico reúne cerca de 800 pessoa

Deixe seu comentário