Pavimentação da rodovia SC-370 será licitada
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Em setembro, o governador anunciou uma pavimentação do trecho da rodovia
O governador Carlos Moisés esteve, ontem, em Urubici para autorizar a licitação para as obras de pavimentação da SC-370, entre o município e Rio Rufino. O ato estava previsto para ser realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Consolação, às 14h30. A obra é antiga da população dos locais e facilitará principalmente o transporte de alunos e o escoamento das safras.
Em setembro, ao passar pela região, o governador anunciou o investimento e posou com uma faixa de agradecimento elaborada pelas pessoas do município de Rio Rufino. Há décadas, a pavimentação é solicitada e governos anteriores chegaram a fazer projeto e orçamento, mas a execução não saiu do papel.
Os municípios são essencialmente rural e de uma ligação que permite o trânsito de veículos em qualquer condição de clima. Em longos períodos de chuva, escoar como safras é praticamente impossível. O transporte de alunos, que voltará a pleno em 2022 também ganhará em estabilidade e segurança.
Nova rota
Os últimos 9,4 milhas da SC-370, na Serra do Corvo Branco, entre Grão Pará e Urubici, estão em obras. A conclusão é estimada para 18 meses a um custo de R $ 40 milhões. Desta forma, quando o trecho entre Urubici e Rio Rufino para concluídos, a Serra Catarinense terá mais uma rota paralela à BR-282.
A primeira etapa desta rodovia, entre Painel e Urupema, foi concluída em 2001. Depois, o Governo do Estado pavimentou o trecho entre Urupema e Rio Rufino, restando apenas as obras no trecho anunciado hoje pelo governador Carlos Moisés. Desta forma, assim que as obras anteriores concluídas, Painel estará ligado ao Sul do estado sem a necessidade de passar pela Serra do Rio do Rastro ou se utilizar a BR-282.
Curiosidade
A SC-370, entre Rio Rufino e Urubici segue o mesmo traçado da BR-475, rodovia federal que nunca saiu do papel. Na verdade, essa BR nasce em Gravatal, passa por Braço do Norte, Urubici, Rio Rufino, Bocaina do Sul e Lages. Entre Bocaina e Lages compartilha o mesmo traçado com a BR-282.
Na década de 70, quando a BR-282 ainda não era pavimentada entre Lages e Florianópolis, uma obra de pavimentação chegou a ser especificado pela BR-475. Tanto que como pontes de concreto entre Rio Rufino e Urubici possuem largura padrão de rodovias federais. Um viaduto foi construído para dar acesso ao Rio Rufino e se perdeu no meio do mato.
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