<
logo RCN
26 anos de emancipação

Palmeira aposta na diversificação para crescer

  • Município investe também na sua infraestrutura

Registros apontam que o nome de Palmeira teria origem na grande quantidade desse tipo de árvore existente na região, que durante o ciclo da madeira, tornou-se ponto de parada e descanso entre Lages e Rio do Sul. Fato é que ao completar 26 anos de emancipação política, o município busca um papel de protagonista na Serra Catarinense e, para isso, aposta na diversificação das atividades econômicas.

Os hotéis existentes no passado, para acomodar os viajantes, deram lugar a uma cidade pequena, mas acolhedora. Segundo o IBGE, em 2020 o município tinha 2.650 habitantes, a maioria residindo na área rural. E é justamente nessa região que está ocorrendo a diversificação das culturas, ampliando as possibilidades de renda.

Palmeira é conhecida pelo potencial florestal e pelas riquezas minerais, setores que continuam fortes, mas investe também na agricultura. "Nossa agricultura tem crescido significativamente. Um indicativo é as horas de trabalho das máquinas da secretaria, que tem crescido cerca de 30% ao ano, desde que assumimos a cidade. Em 2017 tínhamos três tratores em operação. Hoje são dez e estamos fazendo planos para mais aquisições e para ampliar a oferta de implementos," relata a prefeita Fernanda Córdova, que está no segundo mandato.

Os agricultores investem na produção de mirtilo, lúpulo e ampliam a produção de cereais de inverno, a exemplo do trigo. Esse trabalho tem o apoio da Epagri e já atraiu investimentos, a exemplo das empresas Cravil e a Gamavi que investiram cerca de R$ 11 milhões em unidades para beneficiar grãos. "Também estamos preparando a Casa de Processamento de Carnes, que vai permitir o beneficiamento da carne produzida em nossa cidade, que já obteve o título de Capital Catarinense das Carnes de Qualidade," comemora a prefeita.

Segundo a administração, avanços acontecem também em outras áreas. Na educação, escolas foram recuperadas, uma creche que estava parada há seis anos foi finalizada. A escola da Localidade de Barreiros foi reconstruída e a de Mato Escuro recuperada. O município participa do sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo e "em 2017 já tinha alcançado a melhor média geral do Ideb entre os municípios da Serra, em 2019, última média do índice, não só alcançou o melhor índice da Região, como ficou entre as três melhores do Estado de SC."

Saúde_ Todas as UBS's do interior foram reformadas e a frota da Secretaria foi renovada. Mas o resultado que a administração comemora é o fato de ter ficado um ano e dois meses sem nenhum óbito por Covid. Mérito atribuído à equipe da secretaria. A estratégia foi, desde o início da pandemia, colocar à disposição da população todos os medicamentos que formam o kit de tratamento precoce.

Atualmente, mais de 67% da população está vacinada com as devidas doses, através do sistema de controle implementado na secretaria, que inclui a busca ativa dos munícipes, lembrando e conscientizando sobre a importância das vacinas.

Infraestrutura_ Diversas ruas foram pavimentadas e o entorno da creche foi revitalizado. A meta da administração é pavimentar todas as ruas até o final do mandato. "Estamos trabalhando junto à Funasa para atualizar os recursos que temos lá para a implantação da nossa rede coletora de lixo, que é algo extremamente importante para o Meio Ambiente e para a Saúde. A Celesc está investindo mais de R$ 700 mil na modernização do fornecimento de energia da cidade, que hoje depende exclusivamente da rede que vem de Otacílio Costa. Com a obra, caso aconteça algo em Otacílio, poderemos ser atendidos pela rede que vem de Lages, o que vai dar mais segurança energética para as empresas e para todos os moradores. Implantamos também uma central de videomonitoramento, que fica à disposição da Polícia Militar, cobrindo praticamente 90% da área do centro da cidade," destaca a prefeita.


Economia_ O município contratou, junto ao Sebrae, a implantação do Programa Cidade Empreendedora, que trabalha em vários eixos, junto ao poder público, ajudando no desenvolvimento de políticas públicas e ações que facilitem a vida dos pequenos empresários, a fim de qualificá-los na gestão de seus negócios.

O Programa foi lançado no início de julho e os consultores do Sebrae já começaram a trabalhar junto às secretarias para realizar diagnósticos e preparar mudanças que vão modernizar a gestão, orientando os procedimentos para desburocratizar várias áreas, a fim de facilitar a vida do empreendedor e do cidadão em geral.

"Nós sabemos que para a cidade crescer de forma sustentável, é preciso que as pessoas também cresçam. Por isso trouxemos esse programa, com objetivo de oportunizar capacitação para todos os nossos cidadãos, pois é o crescimento deles que vai impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade de forma duradoura. E que nestes 26 anos nosso município cresça cada vez mais", finalizou a prefeita.

Serra amanhce gelada e registra geada na maioria dos municípios Anterior

Serra amanhce gelada e registra geada na maioria dos municípios

Bocaina do Sul comemora aniversário com live Próximo

Bocaina do Sul comemora aniversário com live

Deixe seu comentário