<
logo RCN
27 anos de emancipação

Bocaina do Sul comemora aniversário com live

  • Bocaina do Sul é cortada pela BR-282 e possui, segundo o IBGE, 3.488 habitantes

Emancipado em 16 de julho de 1994, o município de Bocaina do Sul comemora seu aniversário com a realização de uma live. Transmitido pelo Facebook da prefeitura, o evento se inicia às 20 horas de hoje e terá a participação de talentos musicais locais. Esse formato foi escolhido para celebrar a data, evitando a aglomeração de pessoas, prática que colocaria as pessoas em risco, em função do Coronavírus.

Bocaina do Sul tem como base econômica a agricultura, que nos últimos anos investiu na produção de grãos. Além de dar condições para a expansão das atividades, o objetivo da administração é alavancar o turismo, já que o fluxo de turistas que passa pela rodovia BR-282 é grande. "Temos vários atrativos. Estamos orientando os produtores rurais para que recebam bem os visitantes e, ao oferecer serviços, aumentem a renda da propriedade," comenta o prefeito, João Eduardo Della Justina.

A maioria das propriedades são de agricultura familiar. O prefeito comenta que todas as localidades já possuem máquinas e equipamentos para facilitar a atividade. Ele também pede um pouco de paciência para os agricultores que ainda não tiveram suas estradas recuperadas. É que o número de equipamentos da prefeitura é limitado.

Para reverter essa situação, ele solicitou R$ 2 milhões ao Governo do Estado. Assim que forem liberados os recursos permitirão a compra de novos equipamentos que serão utilizados em obras urbanas e também na recuperação das estradas. Equipamentos também serão comprados com recursos próprios e com emendas parlamentares.

Para João Eduardo, há muito a se comemorar. Na Saúde, a vacinação contra a Covid avança e já contempla pessoas com 35 anos ou mais. O projeto para ampliar a unidade básica de saúde está pronto e mais um médico está sendo contratado. O objetivo é dar as melhores condições possíveis de trabalho à equipe.

Novas creches serão abertas, ampliando a estrutura educacional e, na área de Assistência Social, funcionários estão sendo contratados para reabrir o Cras e reconstruir a Casa Lar.

"É com grande satisfação e honra que falo sobre o nosso município. Estamos trabalhando com as portas abertas, em prol de todo o povo. Estamos colocando a casa em ordem e nosso futuro é promissor. Parabéns à Bocaina do Sul e a todos os bocainenses!"


Histórico

Os primeiros habitantes da localidade de Bocaina do Sul foram os índios Tupi Guaranis, popularmente conhecidos como "Carijós" e o grupo "Jê" , ou seja, os "Kaigang" e "Xokleng".Sua denominação genérica era Bugres. Uma parte deles era pacífica e convivia em razoável harmonia com a população da região. Segundo contam os cidadãos José Roberto da Silva e Augusto Assink, quando os índios caçavam deixavam uma parte para os amigos, ficando no riacho denominado Rio Bonito. O mesmo acontecia com Silva e Assink, que deixavam também boa parte da caça aos índios. O principal fato histórico deveu-se à chegada de Martinho Bugreiro na região, como sua intenção era o extermínio dos índios ele acabou atrapalhando uma convivência que era pacífica gerando uma revolta por parte dos índios, que, por sua vez, no início do século, obtiveram sua vingança cometendo o massacre das famílias Miranda e Souza, os quais, teriam sido os primeiros moradores "brancos" da região de Bocaina do Sul. Os corpos das famílias massacradas permanecem até hoje sepultados no cemitério da cidade.

Fonte: Amures

Palmeira aposta na diversificação para crescer Anterior

Palmeira aposta na diversificação para crescer

São Joaquim prepara albergue para receber moradores de rua durante frio intenso Próximo

São Joaquim prepara albergue para receber moradores de rua durante frio intenso

Deixe seu comentário