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Saúde

Painel é o melhor da Serra no Previne Brasil

  • Município realiza vários exames, evitando o deslocamento dos pacientes até outros centros

    Divulgação

Com nota de 8,71, o município de Painel ficou em primeiro lugar na Serra Catarinense nos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil. A nota é um dos critérios para repasses de recursos federais para o município, na área da Saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Sirlei Lopes, enalteceu o trabalho dos profissionais envolvidos nas ações estratégicas para alcançar esse resultado, mas afirma que tem muito o que fazer e quer chegar à nota máxima.

O prefeito Antônio Marcos acompanha o empenho da equipe e afirma que, "continuaremos trabalhando para ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos para alcançar a nota máxima, e garantir recursos federais para nosso município".

Painel conta com quatro médicos (clínico geral), três dentistas, ginecologista, pediatras, neurologista, fisioterapia, nutricionista e assistente social. Realiza exames no próprio município com os equipamentos Ecodoppler Venoso, Ecodoppler Arterial e de Carótidas, programas para gestantes, hipertensos e tabagismo. 


Como funciona

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita (por habitante) referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.


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