logo RCN
Granizo

Otacílio Costa e Palmeira decretam situação de emergência

Mais de 300 casas ficaram danificadas em Otacílio Costa após chuva de granizo

O bairro Igaras foi o mais afetado com a tempestade de granizo que atingiu o município de Otacílio Costa na tarde de terça-feira, 22. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 80 % das residências ficaram danificadas, em torno de 200 casas.  Somando-se os bairros Pinheiros, Poço Rico, Targino, Fátima, Oswaldo Sardá e Vila Aparecida, outras 150 residências foram atingidas. Prejuízos para mais de 400 famílias. 

Na quarta-feira, 23, o prefeito Fabiano Baldessar decretou Situação de Emergência. Esse status facilita a captação de recursos e de outras ações para auxílio às vítimas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Nivaldo Felisbino, os cadastros das famílias continuam nos bairro Igaras, Osvaldo Sardá e Vila Aparecida. “Quem necessitar de lonas pode ir até aos pontos de cadastro e retirar. Nós não vamos conseguir prestar serviço a todos, devido à demanda de trabalhos, então pedimos que cada cidadão, cubra sua casa com segurança, para que não haja mais acidentes”, alertou Nivaldo.

Após o decreto de emergência, as famílias cadastradas irão receber telhas para cobrir suas casas. “Deve chegar até sexta-feira (25), e como tem previsão de chuva e ventos para sexta, cubram suas casas, móveis e seus pertences, para que não haja mais perdas”, ressaltou Nivaldo.

Ademar Freitas Silva, morador do Bairro Igaras, o mais atingido, perdeu toda a cobertura da sua residência. “Deu para salvar os móveis, eletrodomésticos, e outros pertences, mas a cobertura tem que trocar inteira. Era granizo com tamanho de um ovo, molhou tudo aqui dentro”, contou emocionado. A casa de seu Ademar, foi coberta por lona na manhã de quarta, 23.

A residência do senhor José Air de Souza, morador do Bairro Pinheiros, também deu perca de 100% na cobertura. Ele ainda perdeu dois televisões, sofás, camas e outros pertences. “Alagou toda a minha casa, o prejuízo foi grande”.


Em Palmeira, localidades do interior foram mais atingidas

Em Palmeira, as localidades de Barreiros e São Sebastião foram as mais atingidas pelo temporal de granizo de terça-feira (22). Desde o início da noite de terça a equipe de Defesa Civil do município está mobilizada. Mais de 20 propriedades foram atendidas na mesma noite. 

A prefeitura emitiu comunicado solicitando às famílias que precisam de atendimento para entrar em contato com a Defesa Civil pelos números 3238-0040 ou 98921-8375.

O contato com a equipe via celular está prejudicada em virtude das localidades não terem cobertura de sinal de internet ou telefonia celular. 

A prefeita Fernanda Cordova confirmou que o município vai decretar situação de emergência. "Estamos aguardando os atendimentos da Defesa Civil para finalizarmos o relatório, para que possamos decretar a situação de emergência, nos permitindo atender de forma mais assertiva as famílias impactadas", afirmou.

Os danos constatados foram apenas materiais e algumas unidades ainda permaneciam sem luz até o início da manhã de quarta-feira. 


O que ocasionou o granizo

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a combinação de um sistema de baixa pressão associado ao ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica contribuiu para o desenvolvimento de nuvens carregadas do tipo “Cumulusnimbus”. Como resultado, houve ocorrência de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.

Piter acrescentou que nos próximos dias é esperada uma continuidade de temporais, que serão mais frequentes e concentrados em algumas regiões. Entre esta quinta, 24, e a sexta-feira, 25, os moradores devem se manter alertas para a possibilidade de novos temporais, além da chance de ocorrência de geadas.


Quatro municípios foram afetados na Serra

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que até o final da tarde desta terça-feira (22), quatro municípios foram afetados pelo granizo em Santa Catarina. De acordo com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Lages, os municípios de São Joaquim, Lages, Correia Pinto, Palmeira e Otacílio Costa registraram o fenômeno climático.


Os estragos registrados foram:

O município de Correia Pinto teve ocorrência de granizo, mas sem registro de danos.

É importante salientar que a Defesa Civil de Santa Catarina, juntamente com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, tem monitorado de perto a situação, especialmente em áreas propensas a eventos de granizo a fim de garantir a segurança da população.

    São Joaquim – danos em pomares de maçã e galpões agrícolas

    Lages – 26 residências atendidas com entrega de lona pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC)

    Palmeira – 3 residências atendidas com entrega de lona pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e vários danos no interior

    Otacílio Costa – danos significativos no município, as informações estão ainda em levantamento


Festa da Paçoca é divulgada na Assembleia Anterior

Festa da Paçoca é divulgada na Assembleia

Contagem Regressiva para a 23ª Festa Nacional da Maçã Próximo

Contagem Regressiva para a 23ª Festa Nacional da Maçã

Deixe seu comentário