logo RCN

Natal dos serranos será com sol

  • Neste Natal, o clima é propício às atividades ao ar livre na Serra Catarinense

    Iraci Ribeiro / Divulgação

Na maioria das regiões brasileiras a previsão é de muita chuva para o dia de Natal, mas isso não se aplica para Santa Catarina e principalmente para a Serra Catarinense. Em seu site, o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho do Prado, prevê muito sol, tanto na véspera quanto no feriado.  

Coutinho explica que o clima está sendo influenciado por uma massa de ar seco. Desta forma, faz até um pouco de frio, principalmente de manhã e à noite, mas as temperaturas sobem muito à tarde. Para se ter uma ideia, pode fazer 9ºC na madrugada de São Joaquim e próximo dos 30ºC nas tardes de Lages.

Em relação a estiagem que afeta principalmente as regiões Oeste e Meio Oeste, Coutinho avalia que as últimas chuvas ajudaram, mas o período de seca deve voltar. "Dezembro; melhorou bem em Santa Catarina, até com excesso de chuva em vários pontos do Centro Leste do estado, porém a estiagem não acabou e apenas está dormindo. Muita cautela e dentro do planejamento escalonar o plantio onde ainda for possível, pois a estiagem está dando uma pausa e deve retornar entre meados de janeiro ou fevereiro em diante."

Pode gear no verão

"Nas fruteiras de clima temperado como uva, pera e maçã, teremos uma semana (22 a 26) melhor para os tratamentos e uma pressão menor nas doenças de calor. Melhora um pouco na colheita da cebola/alho (outras culturas precoces também). Nas áreas de arroz do Litoral Sul poderemos ter baixa temperatura nas madrugadas entre 22 a 28. Diminui bem a pressão das doenças de calor." 

Ainda segundo o site, no plantio do milho/feijão nas áreas acima dos 1000/1200 m ainda terá algum risco de frio forte em alguns dias durante o verão nas baixadas e fundo de vales (facilita a doenças de frio, mais no feijão e soja e o risco mínima de geada bem isolada. Em outras regiões onde o calendário ainda é favorável estará bom para o plantio ou replantio até dezembro, depois fica muito arriscado para milho e para o feijão até fins de janeiro. Se possível não plantar tudo de uma vez, escalonar. Para quem quiser plantar moranga no topo da Serra, evitar as baixadas, terá risco de geada no verão.

Chuva para a maioria dos estados

O brasileiro deve passar o Natal deste ano debaixo de chuva, informa boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Inmet, deve chover muito em grande parte do país até a próxima segunda-feira (28). 

No Sudeste, a chuva deve chegar com mais intensidade no sul de Minas Gerais, na região norte de São Paulo e no centro-oeste de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Na Região Centro-Oeste, os acumulados de chuva devem se concentrar no centro-norte de Goiás, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

No Norte do país, o estado do Amazonas deve ser o mais afetado pelas chuvas. Os estados do Sul devem ter chuvas menos intensas.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Serra Catarinense (cortar assinatura da foto, já que tem o crédito)

Crédito: Iraci Ribeiro / Divulgação

Legenda: Neste Natal, o clima é propício às atividades ao ar livre na Serra Catarinense


Gestante haitiana dá à luz na BR-116 em Mafra Anterior

Gestante haitiana dá à luz na BR-116 em Mafra

Derramamento de óleo causa transtorno no Centro de São Joaquim Próximo

Derramamento de óleo causa transtorno no Centro de São Joaquim

Deixe seu comentário