logo RCN
Rodovias

Chuva deixa BR-282 interditada em Alfredo Wagner

  • Comunicação CBMSC

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência de deslizamento de terra, com possível vítima soterrada

A chuva da noite de terça-feira (10) provocou alagamentos e quedas de barreiras na BR-282, em Alfredo Wagner. A rodovia ficou interrompida por algumas horas e foi liberada após trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da prefeitura do município.

O trem de socorro do Corpo de Bombeiros de Bom Retiro foi acionado por volta das 22h de terça-feira (10), para atender a uma ocorrência de deslizamento de terra, com possível vítima soterrada, no bairro Águas Frias.

No deslocamento para o local da ocorrência, na BR-282, próximo ao km 110, um trecho da estrada estava obstruído por pedras. Nesse local, as guarnições desobstruíram parcialmente a via e identificaram que residências próximas corriam risco de deslizamento de terra e que uma delas havia sofrido danos em sua estrutura.

Enquanto o Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-189) continuou o deslocamento para a ocorrência inicial, a guarnição do Auto Socorro de Urgência (ASU-350) prestou auxílio aos moradores para que deixassem o local com segurança. Havia quatro residências, com um total de oito pessoas, dentre elas, uma idosa, a qual necessitou de auxílio de maca rígida para ser retirada da residência. A senhora foi transportada para local seguro e as demais vítimas foram conduzidas por populares.

Após isso, as guarnições de Bom Retiro (ABTR-189, ASU-350, AR-86 e AR-170) aguardaram a desobstrução da via de acesso ao local da ocorrência inicial, pois aconteceram outros deslizamentos menores, queda de árvores e postes de luz. Para isso, foi utilizada uma pá carregadeira da Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner.

Com o acesso livre, a guarnição chegou ao local crítico do deslizamento. No local, havia três residências, com uma delas apresentando danos estruturais. Foram atendidas quatro vítimas. Uma mulher (36 anos), cadeirante, com suspeita de fratura em membro inferior direito. A segunda vítima, um homem (70 anos), apresentava escoriações em membros inferiores, relatou que foi soterrado, mas conseguiu sair. As outras duas vítimas, mulher (68 anos) e homem (75 anos), ambos acamados, necessitaram de transporte em maca rígida para sair da zona de risco.

Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Alfredo Wagner. Na cena ainda havia 12 pessoas, as quais deixaram o local por meios próprios, após serem orientadas sobre o risco de novos deslizamentos.

Prestaram apoio na ocorrência a guarnição de Rio do Sul com o AR-126, a Força-Tarefa (FT) do 5° Batalhão de Bombeiros Militar - Lages, com a AR-104 e o caminhão da FT, a Defesa Civil de Alfredo Wagner e funcionários da prefeitura de Alfredo Wagner.

Ônibus que estava em manifestações em Brasília é apreendido na BR-116 Anterior

Ônibus que estava em manifestações em Brasília é apreendido na BR-116

Obras de pavimentação na Rua Francisco Pucci estão em fase final Próximo

Obras de pavimentação na Rua Francisco Pucci estão em fase final

Deixe seu comentário