logo RCN
Serra Catarinense

Deputado Marcius Machado incentiva reabertura de hospital em Bocaina

Parlamentar destinou emendas impositivas para reformas na estrutura, fechada há 12 anos

Há pelo menos 12 anos, o importante hospital São José, em Bocaina do Sul, foi interditado pela Vigilância Sanitária. Com problemas estruturais graves e falta de recursos para a reforma, a instituição que já foi referência no tratamento psiquiátrico em Santa Catarina, precisou encerrar as atividades.

O deputado Marcius Machado (PL), neste ano, deu o pontapé inicial para fazer com que o hospital volte a funcionar e destinou recursos de emendas impositivas para o começo da reforma necessária.

“Vamos fazer esse hospital voltar a ter vida”, declarou o deputado em visita a estrutura juntamente com o prefeito Duduca e secretários municipais. Até o fim do ano, o Governo do Estado deve pagar os R$ 300 mil das emendas impositivas do deputado Marcius, que serão usadas para a reforma externa. “E para o ano que vem fica o compromisso que vou indicar mais recursos para o hospital”, declarou Marcius.

A estrutura do hospital São José costumava atender urgências e emergências médicas e realizar a internação de pacientes em tratamento psiquiátrico.Há cerca de 12 anos, a gestão da prefeitura da época, encerrou o contrato com o hospital, que não teve mais recursos financeiros para manter os serviços. Apenas os atendimentos psiquiátricos eram mantidos, o que não foi suficiente para manter as portas abertas.

Há quatro anos o prefeito Duduca, com o sonho de fazer o hospital funcionar, comprou a estrutura da Mitra Diocesana e desde então, busca recursos para reformas.

“O projeto estima que a reforma total custará de R$ 3 a 5 milhões. Fora os equipamentos hospitalares”, destacou. “Mas com esse recurso do deputado Marcius, vamos começar a reformar por fora, estruturar o reboco, pintar”, explicou.

Hoje, os moradores que precisam de atendimento médicos contam com a Unidade Básica de Saúde, que fica aberta das 8h às 22h.

Casos mais graves precisam ser encaminhados para Lages. Partos também só são realizados em Lages, o que já ocasionou o nascimento de bocainenses nas ambulâncias do Samu.

A ideia é que o hospital volte a abrir as portas e atenda emergência, urgências, obstetrícia e psiquiatria.

Hospital recebe doação de equipamentos Ortopédicos do Lions Clube Anterior

Hospital recebe doação de equipamentos Ortopédicos do Lions Clube

Mesmo com os efeitos climáticos, produtores de maçã esperam colher mais de um milhão de toneladas em 2024 Próximo

Mesmo com os efeitos climáticos, produtores de maçã esperam colher mais de um milhão de toneladas em 2024

Deixe seu comentário