logo RCN
Vindima de Altitude

Começa o maior evento de vinhos de Santa Catarina

Em um evento super prestigiado, São Joaquim, na Serra Catarinense, deu início à 10ª Vindima de Altitude, reunindo os produtores associados, autoridades e convidados, realizada na noite de sexta-feira (1), no Parque Nacional da Maçã.

Para este ano, a expectativa é receber mais de 15 mil visitantes nos dois primeiros finais de semana de evento, que é quando ocorre o Vinho & Arte Festival, no Pavilhão do Vinho e da Maçã.

Depois disso, a programação acontece nas vinícolas associadas, até o dia 30 de abril, quando deverão passar pelas propriedades da Serra, Centro-Oeste e Contestado, cerca de 50 mil visitantes vindos de todo o Brasil. A programação nas vinícolas pode ser conferida nas redes sociais e site da associação.

Para o presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, e proprietário da Vinícola Pericó, Diogo Sensi, neste ano, o evento já está acontecendo em outras proporções.

“A vindima vem crescendo ano a ano. Estamos na décima edição e temos a participação de 19 vinícolas. Somos 25 associados. A atividade se iniciou há cerca de 25 anos e vem evoluindo de uma forma constante, com novas vinícolas surgindo, plantando e começando o desenvolvimento de projetos e deverão estar conosco nas próximas edições. É uma satisfação muito grande um evento dessa magnitude, muito prestigiado, casa cheia e abrindo uma ótima safra que também é muito legal, tá enchendo aí a as vinícolas limitantes e turistas pra gente principalmente.”

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, destaca que nesta semana e na próxima, o Parque Nacional da Maçã se transforma em Parque Nacional do Vinho, participe no próximo final de semana aqui no Parque Nacional se transforma no Parque Nacional do Vinho, para divulgar essa atividade que vem crescendo e transformando a economia da cidade e da região.

“Queremos mostrar esse grande produto que é um grande divisor do turismo da Serra Catarinense e chegou para somar. O enoturismo é um grande diferencial. Temos vinhos premiados em concursos nacionais e internacionais.”

A 10ª Vindima de Altitude de Santa Catarina é uma realização do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.  Correalização Vinhos de Altitude Produtores Associados. Patrocínio Master Unifique. Patrocínio Sicredi. Parceiros: Núcleo de Gastronomia Associação Empresarial de São Joaquim, Keylex Alimentos, Empório Toscano, Cacau Show, SG Facas Artesanais. Apoio: Prefeitura de São Joaquim e Sebrae/SC.


Sebrae celebra avanço da quinta IG e da construção da marca turística de São Joaquim

Durante a abertura da 10ª Vindima de Altitude, foi entregue pelos representantes do Sebrae, a documentação do processo inicial para a consolidação da Indicação Geográfica da Carne de Frescal, para que seja dada entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o registro da marca, e, nos próximos meses, dar ao município, a quinta IG. Atualmente, São Joaquim conta com as IGs da Maçã Fuji, do Mel de Melato da Bracatinga, dos Vinhos de Altitude e do Queijo Serrano.

 Em outro ato, a assinatura de um protocolo com a Prefeitura Municipal, dentro do Programa Cidade Empreendedora, para a criação da marca turística de São Joaquim, integrando o conjunto de ações do Sebrae SC, cujo objetivo é o fortalecimento e o desenvolvimento do setor turístico.

Presentes no ato, como representantes do Sebrae, o presidente nacional do Conselho Deliberativo Nacional, José Zeferino Pedroso, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae SC, Renato Campos Carvalho, o vice-presidente do Conselho, Marcos Pagani e o gerente regional Altenir Agostini. “A marca turística terá a própria cidade como protagonista para efeito desta marca”, evidencia Carvalho.

Por Assessoria Sebrae Serra

Larvas do mosquito foram encontrados em Anita Garibaldi Anterior

Larvas do mosquito foram encontrados em Anita Garibaldi

Bom Jardim da Serra comemora 57 anos Próximo

Bom Jardim da Serra comemora 57 anos

Deixe seu comentário